Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos entre os 10 finalistas

0
13

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, estrutura recentemente integrada no Parque Natural de ilha do Faial, foi novamente distinguido em termos internacionais. 

Este espaço, que já se encontra em funcionamento desde 18 de Agosto de 2008, foi construído tendo por base a adopção de princípios que proporcionam a minimização dos impactes que uma intervenção tradicional poderia acarretar, permitindo que a percepção do local se processe por etapas, desde a emocional até à científica. 
Com um número de visitantes que já ultrapassa os 50 mil, desde a sua abertura, este Centro já foi distinguido por diversas vezes. 
Em 2009, foi nomeado de Prémio de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe, o mais importante galardão da arquitectura europeia outorgado pela Fundação Mies van der Rohe, entidade com sede em Barcelona e criada em 1983 pela junta daquela cidade. Neste mesmo ano foi apresentado na revista Magazine T, na sua edição de Maio/Junho, edição da TMN.
Em 2010, foi seleccionado como um dos 150 melhores projectos que ilustram o sucesso da aplicação dos co-financiamentos do Fundo para o Desenvolvimento Regional Europeu e dos Fundos de Coesão. Esta nomeação foi apresentada na publicação “Investing in our Regions – 150 examples of projects co-funded by european regional policy”, encontrando-se classificado entre um dos cinco projectos portugueses distinguidos. O Anuário de Arquitectura Portuguesa, de 2010 (nº12), editado pela Caleidoscópio, também faz referência a este projecto.
Em Março de 2011 sai um artigo na Revista de Arquitectura Italiana “CasaBella”, nº799. Esta revista, editada por Arnoldo Mondadori Editore, apresenta publicações desde 1928 e constitui uma das referências no mundo da arquitectura.
Mais recentemente a Comissão Europeia lança um convite aos Programas Operacionais dos 27 Estados-Membros para participarem no Regio Stars Awards 2011 com projectos que demonstrem o contributo comunitário no contexto das políticas de coesão. Neste sentido a Autoridade de Gestão do PROCONVERGENCIA respondeu ao desafio e concorreu na categoria “Fotografia de divulgação de um projecto co-financiado”, tendo sido seleccionado com a fotografia do projecto “Requalificação do Farol dos Capelinhos – Centro de Interpretação”, estando entre as 10 finalistas e sendo o único trabalho português escolhido. 
Esta fotografia fez parte de uma campanha de divulgação  a nível nacional e foi a marca PROCONVERGENCIA num conjunto de iniciativas de divulgação desenvolvidas pela Autoridade de Gestão do programa a nível regional, nacional e europeu e está disponível para votação online através do link: http://ec.europa.eu/regional_policy/cooperation/interregional/ecochange/competition_en.cfm?nmenu=10
O RegioStars promove, desde 2008, o reconhecimento de projectos inovadores ao nível regional em três temas específicos: competitividade económica, redução de emissões de carbono e informação e publicidade.
O Centro de Interpretação   do Vulcão dos Capelinhos, é     uma estrutura da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, que integra a Rede Regional de Centros de Interpretação Ambiental da Região Autónoma dos Açores, actualmente constituída por 9 estruturas dispersas pelo Arquipélago dos Açores.
 
 
 
 
 
 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!