Cimeira – Presidente do Governo dos Açores efetua visita oficial à Madeira

0
31
DR/Gacs

DR/Gacs

Uma comitiva chefiada pelo presidente do Governo Regional dos Açores efetuou esta semana uma visita à Madeira.

A segunda cimeira entre os  responsáveis das duas regiões autónomas desde que o executivo madeirense é liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque incluiu diversos encontros de caráter institucional e empresarial e culminou com a assinatura de uma Declaração Conjunta entre os dois Executivos

Vasco Cordeiro iniciou esta terça feira uma visita oficial à Região Autónoma da Madeira. Nesta deslocação àquele arquipélago o Presidente do Governo fez-se acompanhar do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, do Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, e do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.
A comitiva incluiu ainda de diversos parceiros sociais regionais ligados à componente empresarial e aos setores produtivos, nomeadamente a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores e a Federação das Pescas dos Açores.
Esta deslocação oficial à Madeira vem na sequência da Declaração Conjunta assinada há dois anos entre os dois Presidentes, no decorrer da visita de Miguel Albuquerque aos Açores.
Apesar de os Açores terem um governo socialista e a Madeira um executivo social-democrata, e de durante anos estes dois arquipélagos terem estado de costas voltadas, em janeiro de 2016 as duas regiões, decidiram unir esforços e reforçar as suas relações de proximidade com vista a defender as suas posições perante a República e o desenvolvimento harmonioso dos respetivos territórios e destes no todo nacional.
No decorrer desse encontro, foram assinados 10 protocolos de cooperação entre as duas regiões, em áreas como o artesanato, a saúde, a proteção civil, a construção civil, os transportes e os assuntos europeus, entre outras.
Estes protocolos visaram fomentar a cooperação de entidades públicas e privadas de ambas as Regiões Autónomas, com o objetivo de incrementar as trocas comerciais, económicas e colaboração a diversos níveis.
O programa incluiu ainda uma reunião de trabalho entre os representantes dos dois governos regionais, visitas à Universidade da Madeira, à freguesia do Monte, Jardim Botânico e diversas empresas na Zona Franca Industrial, na freguesia do Caniçal, no concelho de Machico.
Na quinta-feira os dois presidentes deslocaram-se à Empresa de Cervejas da Madeira, visitaram a ACIN Icloud Solutions, o Mudas-Museu de Arte Contemporânea, o Centro de Maricultura e reuniram com entidades empresariais e associações.
Em termos oficiais, a visita terminou com a assinatura de protocolos de cooperação e da declaração conjunta assinada por Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO