COFACO – Bolieiro destaca empenho de eleitos do PSD na defesa dos trabalhadores

0
10

O presidente do PSD/Açores destacou o empenho dos eleitos do partido na defesa dos ex-trabalhadores da COFACO na ilha do Pico, salientando que os social-democratas se têm dedicado a esta matéria em diferentes instâncias.

“Esta semana é votado na Assembleia da República um projeto de lei dos deputados do PSD/Açores para criar um regime especial de apoio social aos ex-trabalhadores da COFACO. Trata-se do culminar de um trabalho de equipa dos eleitos do partido nos parlamentos regional e nacional”, afirmou José Manuel Bolieiro.

O líder social-democrata lembrou que foram aprovadas várias recomendações ao Governo da República para que majorasse os apoios sociais aos ex-trabalhadores da COFACO no Pico, mas que “até agora nada se concretizou”.

Segundo José Manuel Bolieiro, “em caso de aprovação na Assembleia da República, o projeto de lei do PSD/Açores garantirá que os ex-trabalhadores, que atravessam uma situação muito difícil, serão efetivamente apoiados”.

“Este é mais um bom exemplo do entendimento que tenho da forma como deve ser feita a atividade política: através de uma forma coordenada, eficaz e com um trabalho em equipa, sempre a favor das pessoas”, disse.

Recorde-se que o deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz entregou um projeto de lei que visa criar um programa especial de apoio social aos ex-trabalhadores da COFACO na ilha do Pico.

A iniciativa legislativa, destinada aos ex-funcionários da COFACO, visa majorar em 20 por cento o valor do subsídio de desemprego, bem como o prolongamento da sua duração, que é duplicada.

O projeto de lei do PSD prevê igualmente a majoração, em 25 por cento, do abono de família, enquanto que o valor do Rendimento Social de Inserção é majorado em 20 por cento.

A iniciativa cessa a sua vigência a 1 de janeiro de 2024, altura em que se prevê que já possa estar em funcionamento uma nova fábrica da COFACO na ilha do Pico, mas que foi anunciada para janeiro de 2020.

Anteriormente, por iniciativa dos deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha do Pico, já tinham sido aprovadas no parlamento açoriano, sempre por unanimidade, duas resoluções em defesa dos trabalhadores da COFACO da ilha do Pico.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO