Comissão de Transportes da CCAH preocupada com ligações marítimas

0
30
blank
camara comercio angra heroismo

Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo

A Comissão de Transporte e Logística da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo reuniu
para analisar várias situações de interesse para o setor empresarial. Da reunião, resultaram, como principais conclusões:

1. Preocupação pela diminuição das ligações marítimas inter-ilhas, sobretudo entre a ilha
Terceira e as restantes ilhas do grupo central, designadamente Pico, São Jorge e Graciosa,
prejudicando os empresários destas ilhas que pretendem ter ligações comerciais. É
imprescindível, para o sistema de distribuição de mercadorias funcionar com eficácia, que as ligações inter-ilhas funcionem de forma eficaz e programada. Para isso, é fundamental uma mudança do sistema atual de transporte marítimo de carga, e urgência máxima na realização do estudo solicitado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

2. Importância de pelo menos uma saída do navio dos Açores ocorrer pela Ilha Terceira, e
manutenção da ligação direta entre o porto de Leixões e o porto da Praia da Vitória, que deve ser assegurada mesmo após o fim das obras no porto de Ponta Delgada.

3. Fundamental a implementação efetiva e transversal a todos os portos açorianos da Janela Única Logística (JUL). A JUL é um avanço notável nos portos portugueses, que acontece em todos ao mesmo tempo. É um desígnio nacional, que permite reduzir a carga burocrática e suprimir vários processos obsoletos, através da digitalização e informatização.

4. Tendo em conta a informação enviada pela Portos dos Açores à CCAH, de que estava a ser preparado concurso público para elaboração do projeto de execução até meados do mês de maio do corrente ano, solicitar à Portos dos Açores informação mais detalhada sobre o concurso do Porto da Praia da Vitória, pois a sua ampliação é urgente e necessária para a economia regional.