Conselho Municipal de Juventude vai ser uma realidade em Ponta Delgada

0
23

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) irá ser uma realidade em Ponta Delgada já a partir do próximo dia 3 de junho, data em que se irá proceder à sua instalação no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Sendo o CMJ o órgão consultivo dedicado ao debate e apresentação de propostas sobre diversas matérias de interesse para os jovens, como o emprego, a educação, a habitação, o ensino superior, a cultura, o desporto, a saúde e a ação social, a Juventude Socialista de Ponta Delgada considera lamentável que “a Câmara Municipal não convoque, dentro dos termos da lei, este importante órgão desde 2016”.

Para a JS Ponta Delgada, esta postura do executivo camarário – liderado pelo PSD – era inaceitável e “mostrava que o mesmo não se preocupava em ouvir os jovens do município, incentivando-os a participar ativamente na construção do futuro do nosso concelho”.

Assumindo a reativação do CMJ como uma das principais reivindicações da JS Ponta Delgada, já a 29 de novembro de 2018 que os jovens socialistas tinham apresentado, em Assembleia Municipal, um voto de protesto pela inatividade deste órgão, tendo o mesmo sido aprovado por maioria.

Defendendo que os jovens têm direito a medidas especificas e concretas que vão ao encontro das suas reais necessidades, a JS Ponta Delgada reitera que “o Conselho Municipal de Juventude é uma importante ferramenta para fomentar a participação e interlocução da população jovem no planeamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude propostas pelo município”.

“As associações e organizações juvenis de Ponta Delgada ganharam, assim, uma nova voz e, a JS vê cumprido, em mais um concelho, o direito a um CMJ vivo e participativo. Esperamos que, após vários anos no limbo, este importante órgão, finalmente seja tratado com a dignidade que merece”, sublinha a JS Ponta Delgada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO