Convento de Santo António Acolhe Exposição de Catarina Branco

0
30
DR
DR

A inauguração da exposição de Catarina Branco decorreu na passada quarta-feira, via online, através da rede social Facebook da Câmara Municipal de Lagoa, a partir das 15h00, devido às limitações impostas por causa da pandemia. 

Todos os interessados poderão visitar esta exposição que se encontra aberta ao público, de 10 de fevereiro até 12 de abril, no convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz. 

Catarina Branco, nesta exposição, explora a fronteira entre o desenho e a escultura, através de uma abordagem contemporânea das técnicas tradicionais do recorte de papel, material que não é apenas um suporte da obra, mas a sua própria estrutura. 

Neste conjunto de vinte e três trabalhos, Catarina Branco recria as influências tradicionalistas inspiradoras da sua obra, explorando as qualidades do papel, um material constituído por fibras vegetais. 

Tal como a estratégia que o Museu de Lagoa-Açores tem assumido, esta exposição reflete a articulação entre o conhecimento ancestral e a criação hodierna. É portanto uma exposição comunicante com o projeto “Reinventar a tradição – Do Artesanato à Contemporaneidade”, cuja segunda fase está a ser implementada pela edilidade lagoense, e que visa, precisamente, valorizar as atividades de base artesanal com fibras vegetais, que se desenvolvem no território contribuindo para a sua matriz identitária.

As obras expostas podem ser visitadas de segunda a sexta, no horário de inverno, até ao dia 31 de março, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e no horário de verão, a partir do dia 1 de abril, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO