Covid-19. PSD/Açores apresenta alterações orçamentais que premeiam os profissionais de Saúde

0
8
DR/PSD
DR/PSD

O grupo parlamentar do PSD/Açores apresentou hoje duas propostas, visando o Orçamento Suplementar da Região, e que pretendem majorar as férias e premiar o desempenho dos profissionais do Serviço Regional de Saúde (SRS) envolvidos no combate à Covid-19.

Assim, e no âmbito da segunda alteração ao Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano 2020, a bancada do PSD/Açores defende “um prémio de desempenho aos trabalhadores do SRS que estiveram na linha da frente do combate à doença Covid-19”.

Esse prémio “será pago de uma única vez, e corresponderá ao valor equivalente a 50% da remuneração base mensal do trabalhador ao qual o mesmo seja atribuído”, explicam.

Os social democratas propõem igualmente uma majoração extraordinária do período de férias daqueles profissionais, “também louvando a forma continuada e relevante como agiram em atos diretamente relacionados com os suspeitos e os doentes infetados por Covid-19”, adiantam.

Nesse caso, a iniciativa do PSD/Açores prevê “o gozo de um dia de férias por cada período de 80 horas de trabalho durante a situação de calamidade pública que fundamentou a declaração do estado de emergência”, assim como “um dia de férias por cada período de 48 horas de trabalho suplementar efetuado nas mesmas condições”, refere o grupo parlamentar social democrata.

As propostas do PSD/Açores já tinham sido abordadas pelo seu líder regional, José Manuel Bolieiro, entendendo que “os profissionais de saúde dos Açores devem ser tratados de forma igual aos do restante território, uma vez que a sua dedicação e esforço foram essenciais no combate à pandemia”, disse na passada semana

Para o presidente dos social democratas açorianos, “a existência de um prémio de desempenho aos nossos profissionais de saúde, integrado no Orçamento Suplementar da Região, significa, na altura própria, fazer justiça ao seu trabalho”, afirmou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO