Desenho Digital 3D e Sistemas de Informação Geográfica são novidades da Profissional da Horta para o próximo ano lectivo

0
11

Com o ano lectivo a chegar ao fim, a Escola Profissional da Horta (EPH) já está a preparar a próxima temporada escolar.

Em 2012/2013 surgem dois novos cursos na EPH: Desenho Digital 3D e Sistemas de Informação Geográfica. De acordo com Maria José Gonçalves, directora pedagógica daquele estabelecimento de ensino, estes cursos foram seleccionados por um Conselho Consultivo que, de entre a lista de cursos proposta pela Secretaria Regional da Educação, escolheu aqueles que se afiguraram como pertinentes para a ilha do Faial.

 As pré-inscrições na EPH estão abertas até ao dia 6 de Julho. Neste momento, não tendo ainda chegado ao fim o presente ano lectivo, não existem ainda muitas inscrições, mas Maria José explica que estas deverão chegar mais tarde, quando os alunos do 9.º ano concluírem o ano escolar.

O fim do ano lectivo 2011/2012 representa também o fim dos cursos de Energias Renováveis, Construção Civil – variante Topografia e Contabilidade. São cerca de 37 alunos que deixam a escola. Desses, os que não forem prosseguir estudos vão entrar no mercado de trabalho. Para ajudar os formandos nessa “transição entre a escola e o mercado de trabalho” a EPH tem um Gabinete de Apoio à Formação e Inserção Profissional. De acordo com a directora, “o primeiro passo para os alunos que não vão prosseguir estudos é, para quase todos os casos, o Estagiar T”. 

A requalificação de adultos tem sido uma das grandes apostas da EPH. Recentemente, foram concluídos os cursos de Agente em Geriatria e de Serviço de Mesa. Neste momento, existe um curso de Técnico Comercial prestes a terminar e, desde Janeiro, decorre um curso de Assistente Administrativo. Maria José refere que a EPH terá mais cursos para adultos no próximo ano, uma vez que, hoje em dia, esta é uma valência “fundamental”. “Há muitas pessoas interessadas em concluir os estudos e o programa Reactivar permite-lhes melhorar as suas qualificações. Notamos que saem daqui diferentes; mais ricas, quer a nível dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas mas também ao nível da cultura geral, do saber estar e da atitude”, refere. 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO