Desfile de carnaval “Todos diferentes, todos iguais”

0
6

1500 crianças dos 14 estabelecimentos de ensino públicos e privados da ilha do Faial, vão participar no já tradicional desfile de Carnaval 2011 que decorre na próxima quinta-feira, dia 3 de Março.

À semelhança dos anos anteriores, alunos, professores, educadores e auxiliares dos estabelecimentos de ensino da Ilha vão desfilar pelas principais artérias da cidade com máscaras e fantasias por eles criadas com o objectivo celebrar as diferenças e igualdades no mundo dai o tema escolhido ser o slogan “todos diferentes, todos iguais”.

Muita imaginação e originalidade são esperadas neste cortejo de carnaval que tem ainda o propósito de cimentar a relação da escola com a comunidade através da promoção dos trabalhos realizados pelos próprios alunos alusivos ao Carnaval e ao tema escolhido.

 

O desfile de carnaval da pequenada é promovido pela Câmara Municipal da Horta em parceria com a Escola Básica e Integrada da Horta e conta com a colaboração da Escola Dr. Manuel de Arriaga, APADIF, CAO da Santa Casa da Misericórdia, da Escola Profissional da Horta entre outros patrocinadores locais.

A apresentação do desfile de Carnaval da pequenada decorreu na manhã de quarta-feira,   numa conferência realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta pelo Vice-Presidente da Câmara José Leonardo Silva e pelo vereador da Cultura Filipe Menezes.

 

Na ocasião, José Leonardo referiu que “as escolas são o grande parceiro deste grande desfile”, mas salientou o facto de, este ano, o evento contar ainda com o apoio de muitos parceiros privados. Para o edil “este é o maior desfile até agora realizado, que envolve cerca de 1500 crianças e que irá trazer uma grande animação às ruas da cidade”, disse.

Por seu turno, o vereador do pelouro, Filipe Menezes, numa breve apresentação anunciou que o desfile está marcado para o dia 3 de Março se as condições atmosféricas o permitirem, se não, o mesmo será adiado para a sexta-feira dia 4.

De acordo com o responsável, o desfile de carnaval deste ano será abrilhantado por duas filarmónicas locais (Sociedade Filarmónica União Faialense e Sociedade Filarmónica Unânime Praiense) e pela banda de tambores “Tum Tum” e um carro alegórico, da responsabilidade da Escola do Pasteleiro.

Filipe Menezes informou ainda que a parada “terá início na Praça da República e termina no Largo do Infante daí que a partir 08h15 o trânsito será encerrado na Alameda Barão de Roches e depois progressivamente até à Rua do Mercado mediante a chegada dos participantes”.

Este ano e pela primeira vez será fechada a Rua do Poiso Novo, na medida em que os autocarros irão parar na Avenida Marginal para deixar as crianças que serão depois acompanhadas pelos alunos da Escola Profissional e PSP da Horta até ao local do desfile.

Neste sentido, o vereador, chamou a atenção da população em geral para a sinalização de trânsito e apelou à compreensão de todos pelo transtorno do encerramento das ruas, reconhecendo que neste dia haverá algum congestionamento do trânsito.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO