Associação de Jovens da Ilha do Faial – Festival da Juventude sensibiliza para a inclusão social, hábitos de vida saudável e proteção do ambiente

0
35
TI

TI

A Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA) vai promover nos próximos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro Faialense, o Festival da Juventude.
Para além de marcar o final do verão, o evento terá ainda uma componente de sensibilização ambiental e promoção da inclusão social e de hábitos de vida saudável.
O cartaz do festival para além da participação de bandas locais conta com a atuação das bandas de tributo a Pearl Jam e Cold Play.

O Teatro Faialense irá receber nos dias 21 e 22 de setembro o Festival da Juventude organizado pela AJIFA com o objetivo de festejar o fim do verão, através de um momento de festa direcionado não só aos jovens, mas aberto a toda a comunidade.
“A AJIFA pretende que este Festival da Juventude seja muito mais do que um festival de música, pretendemos que este evento seja um local de encontro, de experiências e de descobertas culturais, tornando-se multidisciplinar e transgeracional”, afirmou Carlos Viveiros, presidente da Direção da AJIFA na sessão de apresentação desta iniciativa.
Com este festival a associação de jovens irá “promover várias áreas distintas que achamos de extrema importância, quer para a juventude, quer para a população em geral”, revelou o representante da associação.
“Começando pela sensibilização ambiental através da utilização exclusiva dos eco-copos, passando pela sensibilização para a inclusão social através da atuação do grupo Moviment`Arte da APADIF e promovendo também a sensibilização para hábitos de vida saudável e contra as dependências através da passagem de vídeos nos intervalos dos concertos”, a AJIFA pretende ser “capaz de apelar a públicos diferentes com interesses diferentes”, continuou.
Relativamente ao cartaz, a associação destaca as bandas Pearl Jam Azores – Tributo e Cool Play, cabeça de cartaz e tributos aos Cold Play, assim como as bandas faialenses IMprováveis, Máquina Zero, o DJ Lazy Kid e os 5G.
Não esquecendo de apostar nos talentos locais, o programa inclui ainda a atuação do grupo de hip-hop do Ginásio Go Gym e o do grupo Moviment’Arte da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial.
Usou também da palavra na sessão de apresentação o Vereador Filipe Menezes que elogiou o trabalho dos jovens e o seu voluntariado que é um “exemplo” para os mais novos, salientando o facto de associação se preocupar “com a nossa ilha, tanto na parte social, como na ambiental”.
O representante do Executivo apelou ainda aos faialenses para que “adiram e deem um forte impulso a esta associação para que continue com este excelente plano de atividades que tem realizado ao longo de todo este ano e ao longo de toda a sua história”.
Também Lúcio Rodrigues, Diretor Regional da Juventude realçou “toda a atenção e todo o trabalho digno desenvolvido, principalmente, ao longo destes últimos dois anos pela AJIFA”.
Para o governante, a AJIFA é a “mostra” de que os Açores têm “jovens que querem chegar à frente, querem participar, querem ser incluídos nas atividades dos ditos decisores políticos e da restante comunidade”.
Neste sentido, em nome do Governo Regional e da Direção Regional da Juventude deixou o compromisso “de que continuaremos juntos a trabalhar para uma juventude que não queremos que seja uma juventude apenas do futuro, mas que seja do presente e que seja do futuro”, reafirmando que “um euro gasto com a associação de juventude, um euro gasto com os jovens, não é um gasto, é um investimento”.
O Festival da Juventude é uma organização da AJIFA em parceria com a Câmara Municipal da Horta e com o apoio da Direção Regional da Juventude, da Direção Regional do Ambiente, da UrbHorta e da Super Bock.
Os interessados em participar neste festival poderão adquirir as pulseiras no Bar do Clube Naval, no Azul Pastel e nos Bico Doces do Mercado, Hospital, Castelo Branco, Feteira e dos Cedros.
Até dia 9 de setembro o preço da pulseira dos dois dias custará 6 euros e a pulseira diária 4 euros. Após esta data, a pulseira dos dois dias terá o custo de 8 euros e a pulseira diária 5 euros.