Dia do Poder Local – Juntas de freguesia obrigadas a fazer mais com menos

0
7

As Juntas de Freguesia  Faial queixam-se do aumento sucessivo das competências impostas às autarquias sem que sejam acompanhadas das devidas comparticipações financeiras. Num país em crise, a proximidade das juntas de freguesia à população fazem com que sejam as primeiras a receberem os pedidos de ajuda. Por isso, o apoio às famílias está a transformar-se na prioridade destas autarquias.

No Faial, os protocolos de delegação de competências assinados com a Câmara Municipal da Horta são, para a grande maioria das juntas de freguesia, um importante apoio na sua atividade. 

O Poder Local integra as freguesias, os municípios e também as associações de municípios. Apresenta-se atualmente como a face mais visível de governação, uma vez que o impacto das suas decisões se reflete diretamente no modo de vida dos seus habitantes com um carácter de proximidade. Basta ver que as eleições autárquicas são sempre as mais participadas para perceber a importância do Poder Local para os cidadãos. 

Hoje, 26 de novembro, assinala-se o Dia do Poder Local. No sentido de perceber as dificuldades pelas quais passam as Juntas de Freguesia da Ilha, numa altura em que se vêem a braços com cortes sucessivos nas verbas atribuídas, Tribuna das Ilhas ouviu os presidentes sobre os problemas que mais afetam a gestão deste órgão.

Leia a reportagem completa na nossa edição impressa.
Subscreva a nossa assinatura.
Para mais informações TRIBUNADASILHAS@GMAIL.COM

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO