Dia Nacional da Cultura Científica foi assinalado nos Centros de Ciência dos Açores

0
53
blank

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital assinalou a 24 de novembro o Dia Nacional da Cultura Científica, tendo o Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila, acompanhou um grupo de jovens numa atividade de divulgação científica no Expolab, um dos seis centros da Rede de Centros de Ciência dos Açores.

A atividade “Joaninhas dos Açores”, monitorizada pelo investigador Renato Calado, é uma de várias com que os Centros de Ciência assinalaram o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado em Portugal desde 1996.

A atividade envolveu crianças e jovens numa saída de campo nos jardins do Expolab para identificação e recolha de joaninhas, seguida de atividades laboratoriais.

Os Centros de Ciência tiveram uma mão cheia de boas propostas para celebrar a Ciência no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica.

Durante a visita ao Expolab, Sérgio Ávila destacou a dedicação das equipas que trabalham nestes Centros, “patente no empenho com que envolvem a sociedade, mas sobretudo os mais jovens, em atividades que despertam novas gerações para a Ciência”.

O Diretor Regional da Ciência e Transição Digital fez votos de que “saiam novos investigadores Açorianos de entre as fileiras de jovens” que no Dia Nacional da Cultura Científica visitaram os centros e beneficiaram do “entusiasmo e bom trabalho dos monitores e investigadores”.