Direção Regional da Cultura promove formação sobre Museus e Desafio Digital

0
45
blank
DR

A Direção Regional da Cultura, em parceria com a Rede Portuguesa de Museus, promove, entre 8 e 11 de outubro, no Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, a realização de uma formação subordinada ao tema “Museus e Desafio Digital”.

Esta formação, orientada por Teresa Campos e destinada a profissionais de museus, preferencialmente da Rede Portuguesa de Museus, visa apresentar os desafios da conservação e preservação da digitalização no setor cultural, divulgar princípios, metodologias e boas-práticas para a gestão digital do património cultural nos museus.

O desenvolvimento de competências profissionais no âmbito do património digital e no domínio da digitalização do património cultural, o papel do inventário como ponto de partida para o registo e preservação das coleções museológicas, para a produção e disponibilização de conteúdos online, e ainda a análise da importância fundamental das ferramentas digitais para a salvaguarda e preservação do acervo dos museus na valorização do património cultural são outros propósitos desta ação formativa.

Teresa Campos, que foi assessora do Museu Nacional do Azulejo e integrou departamentos da Direção-Geral do Património Cultural, participou em grupos de trabalho e projetos de âmbito internacional na área da digitalização de conteúdos culturais.

Autora de diversos artigos e monografias na área da História de Arte e da Documentação, bem como da normalização de Inventários, Teresa Campos tem realizado inúmeras comunicações e ações de formação nas áreas do inventário de bens culturais móveis, da informatização dos inventários nos museus e da normalização de terminologias, bem como na área dos desafios digitais para os museus.

Participam nesta formação profissionais de museus ligados a instituições sediadas nos Açores, na Madeira e no continente.