Diretor de prova do AzoresTrail Run integra DIREÇÃO DA ITRA – International Trail Running Association

0
38
DR/ATR

DR/ATR

Mário Leal diretor de prova do Azores Trail Run®, foi eleito representante dos organizadores de eventos de trail running portugueses na ITRA – Associação Internacional de Trail Running, na qualidade de representante nacional. 
A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral, que decorreu em Badia Prataglia, na Itália, a 11 de junho, na qual participaram delegações de 35 países. 
A Assembleia Geral da ITRA é o ponto alto da atividade desta associação e nela participam todos os membros eleitos: representantes nacionais e membros da Direção e este ano aconteceu um dia depois do Campeonato do Mundo.
Nesta reunião, Mário Leal foi eleito para a Direção do ITRA, de entre os 25 candidatos aos oito lugares disponíveis. A Direção é responsável pelo controlo e supervisão das atividades da associação.
De acordo com o gabinete de comunicação do Azores Trail Run® “Mário Leal tem como principal objetivo trazer a voz dos organizadores nacionais junto da Direção da ITRA. Por outro lado, tem como função, em Portugal, representar a ITRA”, revela. 
A ITRA congrega diversas associações ligadas ao trail a nível internacional, sendo o organismo máximo a nível mundial que regula a prática da modalidade e destina-se a promover não apenas o trail running em si, mas todos os fortes valores associados a esta modalidade, com destaque para as preocupações do ponto de vista da segurança e da saúde de todos os atletas que, cada vez mais, correm em trilhos por todo o mundo.
Nascido em 1974, na ilha do Faial, Mário Leal é formado em Geografia, com uma pós graduação em Ordenamento do Terrítório e Planeamento Ambiental. 
Desde cedo interessado no potencial dos trilhos açorianos para a prática de caminhadas e trail runnning, Mário Leal, enquanto membro do Clube Independente de Atletismo Ilha   Azul, tem dinamizado o Azores Trail Run, evento de trail running que se realiza na ilha do Faial, que  teve em 2017 a sua quarta edição, contando já com centenas de particpantes de todo o mundo. 
Azores Trail Run® nos Açores
Nos Açores, o trail running foi implementado em 2012, com o Trail dos 10 Vulcões, promovido pelo Parque que Natural do Faial, no âmbito dos 40 anos da Caldeira do Faial.
O sucesso do evento levou à sua repetição e, em 2014, dá-se a sua oficialização sob a marca AzoresTrailRun®, com o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, organizador do evento, a trabalhar em estreita colaboração com o Parque Natural do Faial. De então a esta parte, o AzoresTrailRun® acontece sempre no último fim de semana de maio, com provas no Faial e no Pico. Em 2017 contou com mais de 700 inscritos, de 23 nacionalidades diferentes.
  Reconhecendo o potencial das ilhas açorianas para a prática do trailrunning, o Azores Trail Run passou a ter, em 2015, mais um evento: a Triangle Adventure, uma prova por etapas nas três ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge). Em 2016 nasceu um novo evento, desta feita em Santa Maria: o Columbus Trail.