Domingos Cunha considera que Vale de Saúde se tem revelado “um instrumento útil no SRS”

0
12

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS), pela voz do deputado Domingos Cunha, elogiou esta quarta feira, no plenário Açoriano que está reunido na esta semana na Horta, o papel que têm tido os vales de saúde existentes no arquipélago, sobretudo, na recuperação de listas de espera cirúrgicas.

Na sequência da proposta apresentada pelo CDS-PP, que altera o Vale de Saúde e aprova o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia, o deputado afirmou que: “penso que todos os números que são conhecidos, ao nível de cirurgias já efetuadas ao abrigo da aplicação do vale de saúde, mostram que o Governo dos Açores, ao aplicar esta medida, criou um importante meio para ultrapassar as dificuldades que existiam ao nível do tempo de espera de uma cirurgia”.

Na ocasião o deputado socialista lembrou que o vale de saúde abrangeu utentes que se encontravam inscritos desde 2011 e 2012. “A verdade é que nos últimos anos, na área cirúrgica, registou-se um aumento de procedimentos que ronda os 18,5%”, reforçou ainda.

Para além destas medidas, o deputado destacou que as novas filosofias de recuperação de listas, passaram também pelas cirurgias em ambulatório que “aumentaram 51% de 2012 para 2015”, sublinhando  ainda que “os profissionais e as Unidades de Saúde trabalham bem e vão continuar a fazê-lo em prol dos Açorianos”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO