2.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos destaca a criação nacional

0
24

ASSOCIAÇÃO FRANCISCO DE LACERDA

Os Encontros Sonoros Atlânticos regressam em 2022, entre 19 de Julho e 17 de Setembro, com seis concertos nos Açores e Portugal Continental e um programa com uma estreia nacional e cinco mundiais que destacam a nova geração de criadores e intérpretes.
Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo, o ciclo desta segunda edição inverte o percurso pelo Atlântico e principia em São Jorge, atravessando depois a Terceira, São Miguel e terminando em Lisboa.
A edição deste ano é ainda palco para a estreia da obra vencedora da edição inaugural do Prémio de Composição Francisco de Lacerda, criado com o objetivo de estimular a jovem criação nacional.  O anúncio da composição vencedora é feito a 29 de Julho.
Os Encontros Sonoros Atlânticos constituem-se como uma série de recitais em que obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais, em sintonia com os locais em que se apresentam.

Nesta segunda edição dos Encontros Sonoros Atlânticos é ainda apresentado o resultado inicial de um projecto paralelo, mas intimamente relacionado com estes: o primeiro volume de uma edição crítica da música orquestral de Francisco de Lacerda – um trabalho musicológico de fôlego que vem colmatar uma lacuna antiga no tratamento do seu espólio orquestral.