Escola Profissional da Horta comemora 20 anos de existência

0
178
DR

DR

 

O 20.º aniversário da nossa Escola, no dia 2 de novembro, ficou marcado por inúmeras atividades ao longo de todo o dia.
Logo pela manhã, no Auditório da Escola, os cursos Técnicos de Turismo e de Comunicação e Serviço Digital, de nível IV que se encontram no primeiro ano, e o Curso de Técnico de Vendas, no âmbito do Programa REATIVAR, realizaram uma apresentação, dirigida a toda a comunidade educativa, para dar a conhecer as especificidades de cada área de formação.
De seguida teve lugar um momento organizado pela Associação de Estudantes que consistiu na entrega de Óscares, a formadores e formandos, nas mais diversas categorias, ocasião muito aguardada e participada por todos.
Como não podia deixar de ser, com um bolo para assinalar e celebrar tão marcante data, cantaram-se os Parabéns à Escola.
Posteriormente, foi realizado um peddy paper e diversos torneios desportivos, que envolveram todos os formandos da Escola e refletiram instantes de camaradagem, fraternidade e convívio exemplares.
No final do dia, como todos os anos, foi realizada uma sessão solene como forma de destacar este dia com outras entidades que não escolares, e que de um modo ou de outro fazem parte desta comunidade.
A sessão solene comemorativa destes 20 anos de Ensino Profissional, iniciou-se com uma breve introdução à história deste espaço por meio de uma pequena encenação por parte de alguns alunos do Curso de Animador Sociocultural, com a magistral ajuda do violinista David Duarte, que reproduziu uma pequena melodia ao som do seu violino. Após este momento emocionante, seguiu-se um breve cocktail na sala de Erasmus.
Esta sessão contou com a presença de entidades sem as quais esta escola não funcionaria. Estiveram presentes neste dia, o primeiro Diretor Geral e fundador desta escola, Sr. Eduardo Caetano de Sousa, as antigas Diretoras Pedagógicas, colaboradores e formadores que acompanham desde o início o crescimento e desenvolvimento desta unidade formativa, assim como representantes das entidades que apoiam a EPH, e também alunos formados no ano letivo anterior e outros que se destacaram pelo empenho na sua formação ou pela participação em atividades extracurriculares.
Desta forma, e após um pequeno discurso por parte das entidades apoiantes desta escola, a Escola Profissional da Horta, como forma de agradecimento pelo empenho e sentimento de pertença, começou por congratular o primeiro Diretor Geral o descerramento da placa do Auditório, que no presente se intitula “Auditório Eduardo Caetano de Sousa”. De seguida, congratulou Dr.ª Célia Pereira, o formador Leonardo Ávila, a D. Rosa Soares e a Drª Alice Rosa com uma pequena lembrança, por serem os colaboradores que desde a fundação desta instituição se mantiveram presentes e nela investiram o seu tempo e dedicação. E por último, mas não menos importante, pois sem eles não poderíamos usufruir deste tipo de ensino, foram entregues diplomas e certificados de final de curso aos alunos que terminaram a sua formação no ano letivo transato nos cursos de Marketing e Eletricidade Naval, e aos alunos que também no ano letivo anterior se mostraram merecedores, pelo empenho formativo ou pela participação em atividades extracurriculares.
Assim, deu-se por terminada mais uma sessão solene, que marcou os 20 anos da Escola Profissional da Horta, com votos de muitas repetições e de continuação no trabalho de excelência que têm vindo a mostrar, não só aos alunos que nesta educação investem, mas também à nossa comunidade.
Esta é a dinâmica da nossa Escola, para além das aquisições e aprendizagens inerentes a cada área de formação, há sempre tempo para celebrar, comemorar e aprender quer seja com atividades lúdicas, quer seja através da atividade física ou simplesmente através da salutar confraternização. 
Daniela Silva
Formanda do Curso Técnico de Contabilidade

 

Halloween na Escola Profissional da Horta

No dia 31 de outubro de 2018, o Curso Técni-co/a de Contabilidade da Escola Profissional da Horta (EPH) organizou um Concurso de Máscaras no Auditório da EPH como celebração do Halloween, no qual todas as turmas participaram.
O concurso propunha a elaboração de duas máscaras por curso, baseadas no tema “Criaturas da Noite”, com recurso a materiais recicláveis e muita criatividade. Houve formandos que recriaram “Criaturas” conhecidas do público, como por exemplo Esqueletos, a personagem lendária – O Smiley, o Diabo, entre outras; houve outros que decidiram criar personagens originais, com as suas próprias histórias, uma das quais se intitulou “Damenium Spatium”.
Durante o desfile provocaram-se alguns sustos, contribuindo positivamente para entrar no espírito da ocasião, e foram apresentados pequenos trailers de terror enquanto se efetuou as contagens dos votos para 1.º, 2.º e 3.º lugar, sendo que pretendemos efetuar no próximo ano letivo uma atividade do mesmo género, para mostrar o nosso espírito de Halloween.

Mónica Veríssimo
Formanda do Curso Técnico de Contabilidade

Halloweenna EPH

O curso de Animador/a Sociocultural da Escola Profissional da Horta (EPH), no âmbito da disciplina de Área de Expressões, realizou no dia 31 de outubro, diversas atividades para a celebração do dia de Halloween, destinadas a crianças do 1.º Ciclo do ensino básico. Nestas atividades estiveram presentes 96 crianças da Casa de Infância de Santo António e da Escola Integrada da Horta.
As atividades estavam divididas em quatro estações. Todas as crianças iniciavam o seu percurso no ginásio da escola e lá realizavam uma gincana. De seguida passavam à elaboração de máscaras de Halloween, desfilavam numa matiné, onde lhes era atribuído um prémio, e por fim realizavam um jogo.
No final, os formandos do curso ofereceram, a cada participante, um marcador de livros como forma de lembrança desta atividade de Halloween.
Foi um dia muito especial, para o qual trabalhamos muito e que nos enriqueceu como Animadores Socioculturais.
Mariana Fortuna
Formanda do Curso de Animador Sociocultural

“Multiplicar a Felicidade, Dividindo-a”

No passado dia 24 de outubro, no âmbito das comemorações das bo-das de prata da APADIF, os alunos do curso de Animador/a Sociocultural da Escola Profis-sional da Horta assistiram, no Teatro Faialense, a uma palestra intitulada “Multiplicar a Felicidade, Dividindo-a” em que, foram oradores Ângelo Valente e Sofia Nunes, colaboradores do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.
Explicaram-nos que, no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo nasceu em outubro de 2010, quando um grupo de pessoas se juntou com o objetivo de dar “asas” a algo que na altura acreditava ser impossível de concretizar. Durante esta tarde, foi-nos possível conhecer um pouco mais da instituição e sobre como é gratificante trabalhar com e para os idosos.
Ficamos a conhecer o modo de trabalho dos funcionários desta instituição, ao qual juntam a felicidade e a boa disposição, uma vez que são dois meios que ajudam a suportar a dificuldade que cada utente demonstra em ter de adaptar-se a um novo lar, longe das suas famílias. Mas, para que isto não se torne num processo exageradamente difícil, tentam, em conjunto, fazer com que se sintam em casa através da demonstração de carinho, amor e realização de atividades que, segundo contam, têm por objetivo criar uma maior dinâmica.
Segundo Ângelo e Sofia, amor e família são os dois conceitos que melhor definem o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.
Uma vez que estávamos na plateia, foi possível verificarmos que, os dois palestrantes demostraram orgulho e felicidade por pertencerem a esta instituição e isso foi-nos transmitido através das suas palavras e expressões.
Uma tarde bastante enriquecedora acompanhada por duas pessoas igualmente carinhosas e alegres, que despertaram em cada um de nós um lado diferente, um lado melhor.
Posto tudo isto, é-me possível, enquanto jovem, presente na palestra, afirmar que “O segredo da longevidade é a felicidade”.

Carolina Andrade
Formando Curso Animador Sociocultural

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO