Evandro Meneses estreou SOLO9VIOLA no Festival Cordas

0
16

O compositor açoriano Evandro Meneses estreou na sexta edição do Festival Cordas seu novo trabalho, SOLO9VIOLA. 


“Em três andamentos, representando o presente com uma nova composição, o passado, onde revisito músicas açorianas tradicionais com novos arranjos, e um potencial futuro para a Viola da Terra através de uma composição mais orgânica, o concerto é estruturado como outro concerto de piano ou guitarra clássica, mas mostrando a potencialidade da nossa viola,” explica o músico compositor, licenciado na Escola Superior de Música de Lisboa e Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget. 

“A minha inspiração para a composição desta obra tem sido abrangente” continua o músico. “Uma das grandes dificuldades de compor para viola a solo é tentar que a música não se sinta despida, que não seja a tradicional melodia com baixos. Tento sempre que haja uma ambiência à volta de todos os temas compostos. É claro que uma das minhas principais inspirações é Carlos Paredes, seja nos seus temas, seja na sua técnica, sinto que é uma boa referência para este tipo de projeto e obra.”

Agora, o jovem que também já abriu um estúdio de música na sua terra natal da Vila das Lajes, Terceira, pretende “que este projeto ganhe força e seja apresentado por outras ilhas e além”.

 
O produtor do projeto, Terry Costa, adiciona que já há planos para evento de promoção na maior feira de músicas do mundo, WOMEX, que este ano acontece na cidade do Porto, e ainda espera SOLO9VIOLA pisar mais palcos da região antes do final do ano.

O Festival Cordas continua a sua programação de concertos e atividades paralelas incluindo visitas a escolas e exposições até 19 de setembro, por várias localidades do concelho da Madalena, Pico. www.festivalcordas.com

 
 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO