Exportações contribuem para criação de riqueza e de emprego, destaca Vasco Cordeiro

0
15

O emprego, a economia, as exportações e a valorização dos produtos locais são “aspetos centrais no projeto do Partido Socialista”, adiantou Vasco Cordeiro à margem da visita realizada, esta quarta-feira, ao setor da exportação de madeira do Grupo Marques, em São Miguel.

O Presidente do PS/Açores salientava algumas áreas que no processo de desenvolvimento da região são cada vez mais relevantes e importantes e que “significam criação de riqueza e criação de emprego”. Vasco Cordeiro recordou que os dados mais recentes revelam um crescimento do Produto Interno Bruto, em que a riqueza criada na região “anda à volta dos 4 mil e 400 milhões de euros”, enquanto em 2012/2013, rondava “os 3 mil e 500 milhões de euros”.

Em relação ao desemprego, Vasco Cordeiro referiu que, “depois de um período particularmente duro, estamos atualmente com uma das mais baixas taxas de desemprego do país” e garantiu que é para prosseguir essa estratégia: “fazer esse caminho de criação de riqueza e de criar mais emprego na nossa região, tendo em atenção esta prioridade numa situação tão desafiante como é o contexto da pandemia de COVID-19”.

Na visita que realizou esta manhã, o Presidente Vasco Cordeiro destacou a importância de se conciliarem vários interesses como acontece, por exemplo, com a valorização da madeira, “um recurso que é próprio da região, sobretudo a madeira de criptoméria”, que é exportada para um mercado privilegiado como é o dos Estados Unidos da América. No entanto, como fez questão de acrescentar, a exploração deste recurso tem de ter em conta as nossas “preocupações com a sustentabilidade”, pelo que, os cortes feitos nas áreas públicas têm como contrapartida “a obrigatoriedade de repor, de replantar, a madeira que se vai cortando”.

Já na área da utilização industrial do basalto, através da criação de fibra de basalto, Vasco Cordeiro frisou ser este um processo com valor acrescentado, dirigido unicamente para a exportação, com a utilização desse produto nas mais variadas áreas industriais, e que concretiza, igualmente, essa estratégia de, “utilizando os nossos recursos, criar valor, criar emprego, aumentar a riqueza produzida na região e aumentar a criação de emprego”.

A par destes dois recursos, o Presidente Vasco Cordeiro referiu ainda o caso da aquacultura e da vinha, como exemplos do reforço da capacidade exportadora da região, sublinhando serem projetos que não dependem, apenas, da componente pública, mas, em que esta teve um papel de incentivo, de impulso, e com resultados que acalentam, no fundo, esta perspetiva de prosseguirmos esta estratégia aqui na nossa região”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO