Exposição e Conferência assinalam 90 anos da passagem de Marconi pela Horta

0
58

Na próxima quarta-feira, dia 18 de Julho, o Grupo de Amigos da Horta dos Cabos Submarinos inaugura, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, uma exposição biográfica sobre o Nobel da Física Guglielmo Marconi, para assinalar os 90 anos da sua passagem pela Horta. Na ocasião, será apresentada a conferência “Ciência no Atlântico, Marconi nos Açores”, da responsabilidade da investigadora Inês Queiroz.

No dia 18 de Julho de 1922 o Prémio Nobel da Física Guglielmo Marconi chegava ao Faial, no seu iate Electra, onde haveria de receber o título de cidadão honorário da cidade da Horta.

Agora, 90 anos depois, o Grupo de Amigos da Horta dos Cabos Submarinos recorda a passagem daquele que é considerado o pai da rádio pela ilha, com uma exposição biográfica que, a partir de quarta-feira, estará patente ao público na Biblioteca Pública da Horta. 

Trata-se de uma exposição bilingue (em português e italiano), da responsabilidade do Instituto Italiano da Cultura em Lisboa, da Fundação Marconi, de Bolonha, e do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que esteve patente ao público na capital portuguesa por ocasião da passagem dos 100 anos da atribuição do Nobel da Física a Marconi, e que passa pelo Faial, resultado de uma parceria entre o Grupo de Amigos da Horta dos Cabos Submarinos e a autarquia local.

A sessão inaugural da exposição terá lugar no dia 18 de Julho, próxima quarta-feira, a partir das 21h00, no auditório da Biblioteca Pública da Horta, e será presidida pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos. Na ocasião será proferida a conferência “Ciência no Atlântico, Marconi nos Açores”, a cargo da investigadora Inês Queiroz, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Após a conferência, a Câmara Municipal da Horta fará uma evocação da concessão do título de cidadão honorário da cidade faialense a Marconi.

A exposição estará patente ao público até ao dia 22 de Julho, podendo ser visitada entre as 09h00 e as 18h00, nos dias úteis, e aos sábados entre as 10h00 e as 12h00.

Esta iniciativa do Grupo de Amigos da Horta dos Cabos Submarinos é apoiada pelo Clube de Radioamadores dos Açores e conta com o patrocínio da Fundação PT, dos CTT, da ANACOM e da Fundação Portuguesa das Comunicações. 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!