Faial regista resultados “positivos e animadores” no setor da pesca

0
14
DR/GPPS

DR/GPPS

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleitos pelo Faial, reuniram, na passada 

semana, com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores e Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores e visitaram o núcleo de pesca, com vista a auscultar os diversos agentes intervenientes neste setor importante para a Região Autónoma dos Açores.

No âmbito de diversas reuniões que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista realizou com agentes do setor da pesca em diversas ilhas do arquipélago, os deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleitos pelo Faial, reuniram, na passada semana, com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores e Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores e visitaram o núcleo de pesca.
O deputado Tiago Branco salientou, após as referidas reuniões, que “os dados relativamente aos primeiros seis meses deste ano, e comparativamente com o ano transato, são positivos e animadores uma vez que há um claro aumento do peixe descarregado em lota e um aumento do rendimento alcançado por essa via. Também de salientar aqui o aumento de cerca de 14 % do preço médio por quilo, ou seja, o preço de peixe vendido em lota aumentou o que se traduzirá, naturalmente, num aumento dos rendimentos para os pescadores”.
O deputado faialense adiantou ainda que no Faial “não só não há pescadores a receberem menos do que o salário mínimo regional como até é uma das ilhas que tem um maior rendimento per capita por pescadores. No caso do atum, mesmo que não haja faina e por via de terem contratos de trabalho, essa remuneração nunca é inferior ao salario mínimo”.
“Verificamos que o Faial é das ilhas dos Açores onde tem havido um maior crescimento do setor e este tipo de reuniões permite-nos conhecer melhor o setor da pesca, valorizando o trabalho que é desenvolvido diariamente e perspetivar o futuro da atividade na Região”, referiu ainda o deputado.
Quanto ao porto da Horta, Tiago Branco salientou que na revisão do projeto, que está a ser liderada pela Portos dos Açores, devem ser “envolvidas as instituições que operam no Porto da Horta e que têm know-howsuficiente para opinar sobre o projeto”.

                  

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!