A partir de 30 de setembro a Agência INATEL, leva a efeito os Cursos de Corte e Costura, Informática e Inglês nível 1 e nível avançado.
No total são quatro cursos que contam com 50 inscritos
Ações de formação na área da costura, informática e inglês são as propostas que a Fundação INATEL da Horta disponibiliza entre o dia 30 de setembro e 18 de dezembro, no âmbito do Projeto “Oficinas Tempos Livres”, que conta com 50 inscritos e que vai funcionar em horário pós-laboral.
Este projeto tem como principal objetivo não só o convívio, mas também pretende ser um espaço de criatividade, aprendizagem e valorização pessoal, contribuindo para a ocupação dos tempos livres de forma lúdica e pedagógica, dando possibilidade aos potenciais interessados de adquirir conhecimentos em novas áreas ou aprofundar os seus conhecimentos.
Uma das funções da Fundação INATEL prende-se com a ocupação dos tempos livres e do lazer dos trabalhadores, no ativo e na reforma, sendo o apoio à criação e fruição cultural uma das áreas específicas de atuação, a par do Turismo, Desporto e Solidariedade Social.
O Tribuna das Ilhas quis saber mais sobre esta iniciativa e falou com a diretora da Agência INATEL na Horta, Ivone Brasil.
De acordo com esta responsável, a Fundação INATEL promove este tipo de atividade há 15 anos a nível nacional. A nível regional estas ações só foram implementadas em 2011 nas ilhas do Faial e São Miguel.
No ano em que arrancaram, no Faial foram disponibilizados seis cursos, no entanto, revela Ivone Brasil “a formação não teve muita procura”.
Este facto, segundo a diretora, “não foi motivo de desistência” e a INATEL tem vindo a desenvolver este tipo de atividade todos os anos, conseguindo gradualmente captar o interesse das pessoas e aumentar o número de participantes a cada nova edição. Até à data já participaram nestas oficinas destinadas aos tempos livres, 69 pessoas, a que se juntam os 50 inscritos deste ano, perfazendo um total de 119 formandos.
Este ano, os cursos oferecidos são de Corte e Costura, Nível 1, com a monitora Isabel Antunes; Informática, Nível 1, com o monitor Francisco Pereira; Inglês, Nível 1 e Inglês Avançado (conversação), com a monitora Marlene Bettencourt, revela a coordenadora.
“Apesar de não terem nem pretenderem ter nenhum tipo de ‘oficialidade’, é uma preocupação da Fundação que as formações sejam ministradas por monitores com competências nas áreas respetivas, sendo esse um fator essencial para o sucesso e para que a INATEL mereça confiança e fidelize quem a procura”, salienta Ivone Brasil.
Os temas, por sua vez, são escolhidos de acordo com a procura e aceitação das pessoas, “já propusemos a realização de Cursos noutras matérias, como Pintura, Danças de Salão, Canto e Alemão, mas a recetividade não justificou que se mantivessem”, revela, salientando a este respeito que, “tal não significa que não possam, no futuro, e caso se verifique haver interessados, regressar a estes temas de formação”.
Neste momento os cursos mais procurados e frequentados são os de inglês, seguindo-se os de Corte e Costura, acrescenta.
As Oficinas de Tempos Livres são destinadas a todas as pessoas, com idade superior a 14 anos, que queiram aprender novas competências, aprofundar conhecimentos, ocupar os seus tempos livres de uma forma diferente e num ambiente de convívio social descontraído, ou simplesmente para minimizar situações de solidão.