Governo dos Açores avança com compensação aos armadores da pesca do atum

0
14

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, vai avançar com uma compensação aos armadores da pesca do atum.

Manuel São João referiu hoje que foi alcançado acordo quando a uma compensação de 50 euros por tonelada a atribuir a todos os armadores cujas embarcações efetuaram descargas de atum bonito que não no seu porto de registo.

“É o cumprir de um compromisso assumido, face aos constrangimentos que se verificaram na safra deste ano ao nível da capacidade de armazenamento e congelação na rede de frio da Lotaçor” adiantou o Secretário Regional do Mar e das Pescas, no final de uma reunião com a Federação das Pescas dos Açores e com a APASA.

O acordo alcançado com a FPA e a APASA contempla a atribuição do apoio a partir de 27 de julho, data em que os constrangimentos se fizeram sentir com maior incidência.

Em 2021, apenas os entrepostos de Ponta Delgada e da Madalena do Pico estiveram em pleno funcionamento, face às obras de reabilitação levadas a cabo nos entrepostos de Santa Maria e Horta.

Até ao dia 14 de novembro, tinham sido descarregadas 6.197 toneladas de bonito nos portos de pesca da Região, mais 5.340 toneladas do que no ano anterior.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO