Governo dos Açores e Altice reforçam projeto ‘Todos Juntos Podemos Ler – Açores’

    0
    13

    As escolas básicas integradas dos Ginetes, em S. Miguel, e Francisco Ferreira Drummond, na Terceira, assim como a secundária da Lajes do Pico, vão receber esta semana software informático, no âmbito do projeto ‘Todos Juntos Podemos Ler – Açores’, desenvolvido entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Educação, e a Fundação Altice.

    Este projeto, já implementado em 15 unidades orgânicas desde o ano letivo 2015/2016 pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares, tem como principal objetivo proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, através da criação de bibliotecas escolares inclusivas que asseguram reais oportunidades de leitura para todos os alunos.

    Estes espaços assumem-se como locais de excelência para o desenvolvimento da literacia e como garante da igualdade de oportunidades, quer em contexto sociocultural, quer em situação de aprendizagem.

    Esta parceria entre a Direção Regional da Educação e a Fundação Altice permitiu dotar as bibliotecas escolares dos Açores com software e equipamentos informáticos que possibilitam a elaboração de livros em formatos alternativos, que proporcionam reais oportunidades de leitura acessível a todos os alunos.

    Neste momento, são 15 as unidades orgânicas envolvidas no projeto, nomeadamente as EBI Roberto Ivens, da Ribeira Grande, das Capelas, dos Arrifes, de Água de Pau, de Rabo de Peixe, da Maia e dos Ginetes, e as secundárias de Povoação, do Nordeste e das Laranjeiras, na ilha de S. Miguel.

    Estão também envolvidas neste projeto as EBI da Praia da Vitória e Ferreira Drummond e a secundária Tomás de Borba, na Terceira, e a EBS das Lajes do Pico.

    Ao abrigo desta parceria, a Fundação Altice oferece equipamento informático e software, decorrendo a formalização desta oferta num evento que se realiza quinta-feira, 7 de novembro, na EBS das Lajes do Pico, com a presença do Diretor Regional de Educação, Rodrigo Reis, e da Diretora Executiva da Fundação Altice, Ana Estelita Mendonça.

    Este evento integra também um workshop sobre “Soluções Tecnológicas para a Acessibilidade”, dinamizado por Daniel Freitas, da Fundação Altice, que se destina a docentes e técnicos que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais.

    Ainda no âmbito desta parceria, foi realizada uma oficina de formação designada “Soluções ANDITEC, para o projeto Todos Juntos Podemos Ler – Açores”, ministrada por Miriam Azevedo, para as escolas da ilha de São Miguel, visando capacitar docentes e técnicos superiores associados a este projeto para a conceção de recursos pedagógicos inovadores que viabilizem a leitura inclusiva nas bibliotecas escolares da Região.

    Ainda no decorrer deste ano letivo, esta oficina de formação será replicada na ilha Terceira, integrando também docentes da ilha do Pico.

    O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO