Governo dos Açores esteve representado na Conferência Internacional Passive House

0
7
DR/GACS
DR/GACS

A 24.ª Conferência Internacional da Passive House, que decorre online até 8 de outubro, contou com a participação do Governo dos Açores, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

Nesta conferência, o Diretor do LREC, Francisco Fernandes, apresentou um trabalho científico, em formato poster, denominado “Passive House Region – Passive House and the energetic sustainability of the Azores archipelago”, relacionado com a Passive House e a sustentabilidade energética do arquipélago, que incluiu uma breve contextualização da Região e das suas caraterísticas e objetivos de sustentabilidade, a estratégia de implementação da Passive House nos Açores e o projeto piloto que se encontra atualmente em desenvolvimento.

O evento, organizado anualmente pelo Passive House Institute e pela Universidade de Innsbruck, esteve inicialmente agendado para Berlim, mas, devido à pandemia de Covid-19, está a ser realizado em formato online.

O objetivo deste evento passa pela divulgação dos trabalhos de investigação, projetos e novas soluções construtivas relacionadas com a Passive House, baseando-se num conceito de networking com foco na construção com eficiência energética e qualidade do ar interior.

Nesse sentido, a Conferência disponibiliza palestras científicas, visitas virtuais a edifícios, a exposição online “Passive House” e ainda ferramentas essenciais para criação e consolidação de redes de networking.

Na Região, para além de um grupo de trabalho de Passive House, que se reúne periodicamente para identificar oportunidades e definir novas estratégias para a consolidação deste conceito na sustentabilidade energética, existem nove projetistas detentores do certificado “Certified Passive House Tradespersons” e quatro projetistas com o certificado “Certified Passive House Designers”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO