Governo dos Açores investe 330 mil euros na beneficiação de caminho agrícola no Pico

0
17
DR

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, adjudicou a empreitada de beneficiação do Caminho Rural do Landroal, no concelho de São Roque do Pico, à empresa Pedro Serôdio Engenharia, Ld.ª, num investimento de 330 mil euros.

A beneficiação deste caminho rural, numa extensão de 3.200 metros, contempla a correção e execução do piso em macadame e a execução das obras de drenagem, com vista à melhoria das condições de trabalho do caminho existente.

Com esta intervenção serão beneficiados 125 hectares de área de pastagem, distribuídos por 52 explorações pecuárias, correspondentes a cerca de 40 agricultores.

Com este investimento, a par de outros que estão a ser concretizados no reforço das infraestruturas agrícolas na ilha do Pico, em particular, e na Região, no geral, o Governo dos Açores prossegue a estratégia de capacitar o setor para vencer os desafios do futuro.

Os investimentos nas infraestruturas agrícolas são determinantes para a redução dos custos de produção das explorações agrícolas e para melhorar a sua competitividade.

Na ilha do Pico, onde a Direção Regional dos Recursos Florestais gere uma rede com quase 350 quilómetros de caminhos rurais e florestais, está em fase de análise de propostas um procedimento para aquisição de 180 toneladas de asfalto, para prosseguir com os trabalhos de manutenção dos pavimentos dos caminhos agrícolas e florestais.

Em 2017 foram adquiridas 60 toneladas de asfalto e em 2018 o valor mais que duplicou, com a aquisição de 140 toneladas de asfalto.

Este reforço na aquisição de asfalto no corrente ano comprova a preocupação e a aposta do Governo dos Açores em melhorar as condições dos caminhos na ilha do Pico.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO