Governo dos Açores investiu mais de 278 mil euros no Porto de São Vicente Ferreira

0
6

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que os pescadores lúdicos que necessitem de varar no Porto de São Vicente Ferreira, em São Miguel, podem, a partir de agora, fazê-lo em segurança.

 

Gui Menezes falava durante uma visita à obra de reforço e reabilitação costeira da zona do Porto de São Vicente Ferreira, que ficou concluída no mês de julho e que representa um investimento do Governo dos Açores de mais de 278 mil euros.

 

Em virtude da anterior proteção na lateral da rampa deste porto ter sido destruída em 2016, houve a necessidade de se proceder a um reforço da proteção existente, de modo a conferir a estabilidade pretendida em toda a estrutura de proteção.

 

Segundo o Secretário Regional, esta empreitada foi adjudicada em dezembro, mas, por se tratar de uma obra marítima, que está condicionada pelo estado do mar, “só foi possível arrancar em março”, tendo terminado antes do prazo inicialmente previsto.

 

Gui Menezes salientou que a obra foi “precedida por uma discussão pública”, considerando que é “uma zona relativamente sensível”.

 

“Houve uma fase de apresentação pública do projeto para que todas as pessoas que usufruem deste espaço e que têm uma ligação afetiva a esta zona se pudessem pronunciar e pudessem ver o que aqui ia ser feito”, disse.

 

Refira-se que este porto é usado complementarmente às piscinas de São Vicente Ferreira, sendo também procurado por muitos banhistas.

 

Segundo Gui Menezes, o local “também tem a função de dar apoio a alguns pescadores recreativos e, eventualmente, a algum pescador profissional que necessite de varar naquela zona e que já o pode fazer em segurança”.

 

A empreitada consistiu no quebramento e remoção de blocos de betão soltos ou fragilizados do anterior enchimento das locas da rampa, remoção de pedra nas locas da rampa, betonagem de enchimento das locas da rampa e colocação de novos enrocamentos.

 

Esta visita ao Porto de São Vicente Ferreira decorreu no âmbito da visita do Executivo açoriano à ilha de São Miguel.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO