Governo dos Açores lança concurso para requalificação do ramal de acesso poente à Caloura

0
9
DR

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras públicas, lançou o concurso para a empreitada de reformulação da interseção da Estrada Regional n.º 1-1.ª com a Rua do Foral Novo, em Água de Pau, concelho de Lagoa, zona mais conhecida como “Ramal de Acesso à Caloura junto à Santinha”.

Considerando que esta interseção não apresenta dimensões e caraterísticas geométricas adequadas, em particular para veículos longos, como é o caso dos utilizados nos transportes coletivos, não permitindo a viragem numa manobra única, o que põe em causa a segurança rodoviária, e atendendo que a interseção estabelece o acesso à Escola Básica Integrada de Água de Pau, sendo imperioso melhorar este acesso e assegurar os dois sentidos de circulação até à escola, retirando algum trânsito do centro da freguesia, foi decidido avançar com esta empreitada.

O projeto, desenvolvido pela Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, contempla a reformulação geométrica da interseção, que se mantém como entroncamento, sendo ripado para norte, implicando um reperfilamento da inserção da Rua do Foral Novo para nascente, à custa da construção de muros de suporte e terraplenagens, de modo a garantir uma geometria e condições de visibilidade adequadas.

A obra integra trabalhos de terraplanagens, drenagem, pavimentação, obras acessórias e a sinalização rodoviária.

O valor do global da intervenção ascende a cerca de 500 mil euros, com um prazo de execução da obra de 90 dias seguidos.

Com esta intervenção será possível melhorar significativamente segurança no acesso poente à Caloura, bem como o acesso à Escola Básica Integrada de Água de Pau e à Rua do Foral Novo.

O Governo dos Açores vem assim dar cumprimento ao compromisso de investimento contínuo na melhoria das condições de segurança na rede viária regional, neste caso especifico na freguesia de Água de Pau.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO