Governo dos Açores promove concurso de fotografia na diáspora

0
22

O Diretor Regional das Comunidades anunciou, nos Estados Unidos da América, a realização de um concurso de fotografia na diáspora, que tem como objetivo “registar a presença açoriana no mundo”.

“Pretendemos com esta iniciativa contribuir para uma maior valorização das nossas comunidades e divulgação do património açoriano em várias espaços geográficos”, afirmou Paulo Teves, salientando que “a fotografia tem a particularidade de testemunhar um pormenor ou uma vivência e permitir a partilha com o público”.

Para o Diretor Regional, é possível promover desta forma “uma melhor compreensão do contributo dos açorianos, ao longo dos séculos, no desenvolvimento de diversas sociedades e no enriquecimento cultural que imprimiram, e ainda imprimem, nas comunidades onde estão presentes”.

Paulo Teves sublinhou que este projeto constitui uma “importante ferramenta de aprofundamento do conhecimento” da diáspora açoriana, não apenas nos Açores, mas também no seio das comunidades espalhadas pelo mundo.

O Diretor Regional falava quarta-feira na inauguração da exposição fotográfica ‘Açores: Nove Ilhas, Nove Fotógrafos’, na Universidade de Massachusetts – Lowell, onde destacou a importância da realização de iniciativas “que promovam e divulgam o arquipélago nas regiões onde existem comunidades açorianas e em espaços não associativos, como é o caso da Universidade”.

“Esta exposição tem um duplo objetivo: o convite a quem nunca visitou os Açores e o regresso à terra de origem dos nossos açorianos emigrados”, frisou.

Paulo Teves enalteceu o trabalho realizado pelo Saab Center for Portuguese Studies na ação de promoção dos Açores junto da academia, apontando, como exemplo, o curso de fotografia promovido pelo Departamento de Belas Artes daquela instituição, que contempla este ano uma deslocação ao arquipélago de 11 alunos e dois professores e que culminará com uma exposição num espaço público da Universidade de Massachusetts – Lowell.

A exposição ‘Açores: Nove Ilhas, Nove Fotógrafos’ é composta por mais de meia centena de fotografias das nove ilhas, da autoria de nove fotógrafos, nomeadamente Luís Barra, Pedro Letria, Bruno Portela, Luís Ramos, José Manuel Ribeiro, Daniel Rocha, José António Rodrigues, Gonçalo Rosa da Silva e Luís Vasconcelos, e estará patente no Moloney Hall da Universidade de Massachusetts – Lowell, até 17 de abril.

Esta mostra decorre no âmbito das comemorações do 5.º aniversário do Programa de Português e do Saab Center for Portuguese Studies, da Universidade de Massachusetts – Lowell.

Fundado em 2013, com o apoio de Elisia Saab, emigrante oriunda da ilha Graciosa, o Saab Center for Portuguese Studies apoia o Programa de Português daquela Universidade e desenvolve diversas iniciativas de promoção e divulgação da presença açoriana no Estado de Massachusetts, sendo atualmente dirigido por Frank Sousa, emigrante açoriano oriundo da ilha de São Jorge.

Em 2015, o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, ofereceu a esta Universidade uma biblioteca com mais de 300 livros e cerca de 80 CD e DVD de temas e autores açorianos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO