Governo dos Açores promove conferência

0
13
DR/GACS
DR/GACS

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove no dia 15 de maio, pelas 18h00, a realização da conferência “O Autismo no Universo da Neurodiversidade”.

A iniciativa, que contará com a participação do neuropediatra Fernando Fagundes, do psicólogo Pedro Pereira, e de Susana Martins, mãe de uma criança com espectro de autismo, pretende abordar questões importantes sobre o tema, com vista a uma maior compreensão dos sinais de alerta e da importância de uma intervenção precoce, mas também esclarecer situações que são consideradas como sucessos ou fracassos, e promessas e falsas pistas sobre esta doença.

A Biblioteca de Angra do Heroísmo recorda que a ONU consagrou a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, efeméride à qual a BPARLSR se associa com a presente conferência.

Fernando M. Fagundes Vieira, pediatra e neuro-pediatra, estudou no Liceu de Angra do Heroísmo, formou-se na Faculdade de Medicina na Universidade de Coimbra, com pós-graduação no Institute of Child Health (Londres) e Centre International d’Enfance (Paris), Centre H. Universitaire du Vaulois (Lausanne), tendo sido International Visiting Fellow no Women and Infants Hospital (Providence R. I.), Brown University. O médico, membro da direção da Ordem dos Médicos, da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Portuguesa de Neuro-pediatria, desenvolveu a sua carreira como Pediatra no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, tendo sido autor ou coautor de mais duas dezenas de artigos publicados em revistas da especialidade, dedicando-se, na aposentação, entre outros assuntos, à história do autismo.

Pedro Pereira, casado, pai de uma menina e um menino, terminou em 2003 o curso de psicologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com especializações em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Comunitária e Psicologia da Justiça, reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e pós-graduação em Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais pelo Instituto CRIAP, trabalhando, de 2005 até 2018, com famílias e jovens desafiados, ao nível da intervenção clínica e comunitária. Além de exercer clínica privada, trabalha na Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

Os interessados em participar deverão efetuar inscrição através do seguinte número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected]gov.pt (inscrições limitadas).

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO