Governo dos Açores quer assegurar formação contínua aos enfermeiros dos lares de idosos e sensibilizar para a sua importância, afirma Andreia Cardoso

0
19

A Secretária Regional da Solidariedade Social assinou hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros para a realização de ações de sensibilização nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas sobre a importância da enfermagem e para assegurar a formação contínua desses enfermeiros.

Andreia Cardoso destacou, na sua intervenção, o “papel de relevo que os enfermeiros assumem nas equipas multidisciplinares” das Estruturas Residenciais Para Idosos da Região, “pelas suas competências específicas na prevenção e promoção da saúde dos idosos”.

Relativamente à vertente da formação, a governante anunciou que ela vai ao encontro da capacitação técnica dos cuidadores formais das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias da Região que o Governo dos Açores tem vindo a promover.

“A formação torna-se imprescindível, sendo uma forma de melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados prestados à pessoa idosa e à pessoa dependente, através da efetivação dos seus direitos e dos princípios orientadores da intervenção”, disse.

O protocolo agora assinado tem em vista a realização de ações de sensibilização para a relevância da enfermagem no âmbito das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da Região, assim como a formação contínua dos enfermeiros que exercem funções nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas nas áreas da qualidade e segurança dos cuidados prestados.

Este protocolo perspetiva ainda visitas conjuntas em todas as ilhas para acompanhamento do exercício profissional, avaliação da implementação das medidas de melhoria propostas.

“O sucesso de operacionalização deste protocolo configurará mais uma medida de apoio do Governo dos Açores às IPSS e Misericórdias que têm sob a sua gestão Estruturas Residenciais para Idosos, em complemento de outras já em curso”, acrescentou Andreia Cardoso.

Nesse sentido, a governante destacou o aumento do valor padrão do acolhimento de idosos, a formação a cuidadores formais e as obras de requalificação e ampliação de estruturas de acolhimento residencial para idosos.

“No fundo, o acompanhamento sistemático e permanente que os serviços dependentes da Secretaria Regional da Solidariedade Social realizam todos os dias”, frisou.

Andreia Cardoso relembrou que o Governo dos Açores “tem feito um caminho no sentido de reforçar o apoio às IPSS e Misericórdias dos Açores que permita conseguir dar resposta às reivindicações dos enfermeiros das instituições, nomeadamente a de contribuir para a valorização remuneratória desses profissionais”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO