Governo Regional apoia custos operacionais das empresas do setor do turismo

0
49
DR
DR

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, aprovou a atribuição de mais de um milhão de euros de incentivos a empresas do setor do turismo.

As empresas que submeteram candidaturas ao Programa de Apoio aos Custos Operacionais das Empresas do Setor do Turismo, uma medida extraordinária aprovada no contexto de pandemia Covid-19 com vista à dinamização da economia, têm agora um reforço da sua liquidez, com mais esta medida do Governo dos Açores, com o objetivo de manter os postos de trabalho neste sector.

Os beneficiários que têm uma significativa perda de receitas resultante do constrangimento da sua atividade são as empresas de alojamento, restauração, aluguer de veículos, agências de viagens, operadores e guias turísticos, tendo alguns dos apoios atribuídos atingido os 125 mil euros.

O Programa de Apoio aos Custos Operacionais das Empresas do Setor do Turismo é uma medida específica do Governo Regional dos Açores, com grande vantagem para as empresas regionais que podem, no caso de uma importante quebra de faturação, receber um apoio não reembolsável para gastos com eletricidade, água, vigilância e segurança, rendas e alugueres, seguros e comunicações.

Este trabalho enquadra-se no constante acompanhamento da situação económica regional, em articulação com os parceiros sociais, nomeadamente as Câmaras do Comércio e Indústria e a AHRESP, no âmbito de um alargado pacote de medidas de apoio à economia de âmbito nacional e regional, relevando as moratórias de crédito, acesso a linhas de crédito bonificadas e medidas extraordinárias de apoio às empresas e ao emprego.

A implementação destas medidas tem vindo a fazer-se através de um trabalho coordenado com as autoridades europeias, de modo a promover a agilização do recurso a fundos europeus e o cumprimento das regras relativas à sua utilização.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO