Grande Rota – Faial Costa a Costa

0
127

 

Foram inaugurados hoje dois novos trilhos pedestres na ilha do Faial, trata-se do Trilho “Caminhos Velhos” e do Trilho “Faial Costa a Costa” que integram assim a primeira grande rota da nossa ilha, a primeira dos Açores.

O Faial Costa a Costa é um trilho que vai atravessar a ilha no sentido este-oeste e que tem a particularidade de começar e terminar na cota zero, isto é, inicia-se no porto da boca da Ribeira e acaba no porto do Comprido. Este trilho atravessa a ilha no sentido da sua longevidade geológica.

Conforme explicou João Melo, diretor do Parque Natural da Ilha do Faial, o trilho agora inaugurado começa numa zona com 800 mil anos e termina na zona mais recente da ilha, passando pelo vulcão mais antigo do Faial, a Caldeira que conta com cerca de 500 mil anos.

“A Grande Rota nasce da união de duas pequenas rotas: Caminhos Velhos e Trilho dos Dez Vulcões. Para fazer os Caminhos Velhos tivemos que fazer uma arqueologia dos caminhos antigos e tudo isso começou com a descoberta do Caminho da Vila que era, nada mais, nada menos, do que aquele caminho que transportava as pessoas daquele lado da ilha para a cidade da Horta quando esta ainda era uma vila” – afirma João Melo.

 Neste momento no Faial existem cerca de 100km de trilhos pedestres, sendo que esta Grande Rota tem 35kms.

Este trilho, que é a primeira ‘Grande Rota’ dos Açores, que será palco no próximo sábado do Azores Trail Run, uma iniciativa que integra a realização de duas provas, o Trail dos 10 Vulcões e o Ultra Trail Faial Costa a Costa.

Esta prova internacional “vai posicionar os Açores no mapa do Ultra Trail”, contribuindo também para que a ilha do Faial passe a “fazer parte do mapa dos locais com notoriedade” para a realização de eventos deste género, salientou na altura da cerimónia de inauguração, o Diretor Regional do Turismo.

Considerando que os trilhos pedestres são atualmente um dos “principais cartazes turísticos” dos Açores” contribuindo para que o arquipélago seja hoje reconhecido internacionalmente como um destino de “excelência ambiental”, João Bettencourt congratulou o “magnífico trabalho” desenvolvido pela Direção Regional do Ambiente, que em parceria com várias autarquias e alguns particulares, permitiu que a Região disponha atualmente de uma rede de trilhos constituída por mais de seis dezenas de percursos pedestres certificados.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!