Azores Adventure Weekend no Faial, Terceira e Graciosa

0
6

Numa iniciativa conjunta entre a Adeliaçor e a GRATER vai decorrer a primeira edição do Azores Adventure Weekend.

Nas ilhas de Faial, Pico e Flores o evento realiza-se nos dias 17 e 18 de Maio e pretende oferecer experiências inesquecíveis, de percursos pedestres, observação de cetáceos e mergulho.

 

No âmbito das iniciativas de qualificação das empresas locais e da valorização do território a ADELIAÇOR é parceira do projeto de cooperação – Qualificação do Turismo Ativo através do qual se pretende promover a criação de uma rede sustentável de parceiros para a oferta de destinos turísticos centrados nas atividades desportivas de aventura na natureza, enquanto motivo central de visita aos destinos rurais, salvaguardando e garantindo a qualidade e segurança dos participantes, do património e do ambiente.

 

O Azores Adventure Weekend é uma iniciativa de promoção destinada a quem nos visita mas sobretudo aos locais procurando uma maior envolvência da população local com as atividades de turismo ativo, pelo que as atividades serão realizadas com preços promocionais durante este fim-de-semana. As empresas apresentam programas das atividades de percursos pedestres, observação de cetáceos e de mergulho procurando acima de tudo proporcionar aos participantes experiência únicas de contato com o património natural e cultural.

 

Este projeto pretende realizar iniciativas planeadas sob ótica de uma estratégia comum de escala local e regional de trabalho em rede, que visa alcançar o desenvolvimento económico, social e ambiental dos diferentes territórios, criando condições para a fixação de atividades económicas e para a permanência das populações nos territórios.

 

De forma a promover uma maior qualificação dos recursos humanos, durante 4 meses as empresas aderentes do projeto receberam formação em diferentes áreas, nomeadamente: Socorrismo de Resgate; Interpretação do Meio Natural; Manobra de Cordas e Escalada; Interpretação do Meio Marinho; Manobras de aproximação a animais marinhos emblemáticos; Percursos pedestres a realidade açoriana; Inglês e Alemão na área do turismo.

 

Pretende-se através da rede criada realizar programas de turismo ativo que promovam 10 pressupostos de qualidade definidos, a saber:

 

                 Contribuir para a sustentabilidade ambiental;

                Dinamizar a economia das zonas rurais;

                Garantia de segurança;

                Monitores e animadores com formação certificada;

                Dimensionamento e organização de grupos;

                Equipamentos certificados de acordo com as especificações;

                Garantia de atendimento durante todo o ano;

                Rigoroso respeito pelo ambiente;

                Seleção dos melhores locais privilegiando áreas protegidas;

                Serviços direcionados para o bem-estar do cliente;

 

 

São empresas participantes:

 

Faial:

Atividades Turísticas Peterzee

Casa D´Ávilas

HortaCetáceos

 

Pico:

PicoSport

Sportfish

Abegoaria

Turispico

 

Flores:

West Canyon

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO