Horta – Relatório de Gestão de 2019 da Câmara com nota negativa na Assembleia Municipal

0
14

O grupo municipal do PSD na Assembleia Municipal da Horta votou contra o Relatório de Gestão do município referente ao ano de 2019.

Pelo segundo ano consecutivo, os deputados municipais do PSD deram nota negativa ao documento pela escassa informação que continha e pela dificuldade de análise de execução de muitas das ações que a Câmara se propôs realizar em 2019. Mas também pelos sucessivos atrasos verificados em alguns dos principais projetos do município.

Entre estes contam-se algumas obras há muito planeadas e ambicionadas, como a requalificação da Frente Mar, cuja primeira unidade de intervenção devia ter ficado concluída em 2018, assim como o lançamento da segunda unidade de execução, que não foi realizado, tendo o próprio município assumido os atrasos verificados na sua conclusão e no desencadear dos procedimentos para o início da segunda fase do empreendimento.

Sobre a recuperação da rede viária, os deputados municipais manifestaram preocupação pelo elevado estado de degradação dos caminhos municipais, relembrando que “estava prevista para 2019 a reabilitação de sete vias mas, mesmo tendo a assembleia aprovado municipal um empréstimo para esse efeito, nenhuma se realizou”.

Apontaram ainda a falta ou reduzida taxa de execução de iniciativas como o projeto vencedor do orçamento participativo de 2016 ou o saneamento básico, entre outros.

Para os deputados municipais também existem alguns aspetos positivos, como sejam “alguns projetos e apoios na área social, cultura e juventude, educação, ambiente e gestão de resíduos ou obras como a construção do talude da Vista Alegre ou a conclusão da requalificação do Mercado”.

Pelas razões enunciadas, os deputados do grupo municipal do PSD deram nota negativa ao relatório de gestão de 2019, na Assembleia Municipal da Horta de 29 de maio, que contou com os votos contra do PSD, do CDS, e do deputado independente, uma abstenção da CDU e votos a favor somente do PS.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO