II Jornadas da Juventude Empreendedora na Horta

0
14
As II Jornadas da Juventude Empreendedora são iniciativa da Câmara Municipal da Horta (CMH) com apoio da Direção Regional da Juventude, e este ano contaram com a parceria da Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA). As jornadas aconteceram nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Faialense.
As Jornadas surgem através do Fórum Municipal da Juventude que aconteceu em 2014, e em que a  Câmara Municipal da Horta foi a todas as freguesias, realizar fóruns locais para recolher sugestões dos jovens faialenses. Das sugestões que foram recolhidas, algumas foram incluídas no plano de atividades de 2015 e serviram de projeto piloto para o Orçamento Participativo Jovem.
O Orçamento Participativo Jovem foi implementado durante este ano de 2015, e iniciou-se com a implementação das normas de participação. Até ao início e Julho decorreram as Assembleias Participativas, onde os jovens presencialmente puderam apresentar as suas propostas, debatê-las, e onde procuraram saber, de acordo com os técnicos, se os projetos seriam exequíveis ou não.
O Orçamento Participativo Jovem passou por várias fases: primeiro a apresentação do projeto, depois passou pelos técnicos competentes que fizeram a análise do trabalho de acordo com o regulamento da Câmara Municipal, até chegar à lista de projetos que foram apresentados.
Das 18 propostas apresentadas, nove foram considerados projetos e estão a votação. De ressalvar que o sufrágio teve início nas II Jornadas da Juventude Empreendedora e decorrerão até dia 26 de novembro.  
A vereadora Ester Pinto Pereira explicou ao Tribuna das Ilhas que as Jornadas da Juventude surgem neste contexto porque “achamos que o Orçamento Participativo Jovem é um processo de democracia participativo, que tem que ver com projetos empreendedores. Desde o Fórum Municipal da Juventude que  achámos que o jovens deviam receber formação nesta área e criámos as primeiras Jornadas da Juventude Empreendedora no ano passado, onde apresentamos o resultado do fórum municipal, este ano estamos a apresentar o passo seguinte: a votação do orçamento participativo jovem”.
Ester Pinto Pereira reforçou ainda que não pretendem ficar por aqui e que “isto é um projeto da própria Câmara Municipal, tanto o Orçamento Participativo Jovem, como as II Jornadas de Juventude Empreendedora, e neste ano pedimos a parceria da AJIFA, porque achamos fundamental que uma Associação de Jovens tão dinâmica que temos cá, também deveria fazer parte e dar o seu contributo”.
 
LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA NOSSA EDIÇÃO IMPRESSA.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!