Informação Semanal – Município de Velas

0
21
DR/CMV
DR/CMV

CONHEÇA O CONCELHO DE VELAS, PELA NATUREZA

A Ilha de São Jorge está situada no coração do Arquipélago dos Açores, onde sobressaem as deslumbrantes Fajãs – Reserva da Biosfera, da beleza que a natureza presenteou este torrão de basalto.

São estas o ex-líbris da Ilha, onde a paisagem se completa com o verde das pastagens, o castanho das terras agrícolas, o negro das rochas e azul do mar.

Fajã das Almas, Fajã do Ouvidor, Fajã da Ribeira Da Areia, Fajã de Além, Fajã de João Dias, são apenas alguns destes pedaços de terra junto ao mar que poderá visitar, não esquecendo os diversos miradouros, com vistas deslumbrantes, e onde se pode visualizar as cinco ilhas que compõem o Grupo Central dos Açores.

A Ilha possui diversos percursos pedestres, devidamente assinalados, sendo esta uma das formas mais populares para conhecer as bonitas paisagens que esta oferece, junto à costa ou no seu interior, numa descoberta das Fajãs que contemplam cenários imperdíveis.

Velas, em São Jorge, um paraíso no coração dos Açores!

JOVENS EMPENHADOS NA LIMPEZA DA ORLA COSTEIRA

A Associação de Juventude em Defesa do Património Histórico, Cultural e Natural da Ilha de São Jorge, em colaboração com o Município de Velas, levou a cabo uma ação de Limpeza Costeira entre o Porto Comercial e a Zona do Arco no âmbito do projeto Life IP Azores Natura.

Nesta atividade participaram cerca de duas dezenas voluntários, dos quais membros da Associação de Juventude, da Juventude Popular de São Jorge, assim como alguns anónimos que se juntaram à iniciativa, tendo sido recolhidos cerca de 300 kg de lixo, entre plástico, vidro, metal e indiferenciado.

Para o Presidente do Município de Velas e restante Executivo, é de enaltecer esta ação, ainda mais por ter sido realizada por jovens, voluntários, o que demonstra o interesse e preocupação ambiental dos mesmos, em preservar o presente, garantindo assim um melhor futuro, em termos ambientais.

De salientar que esta foi mais uma ação desenvolvida no Concelho que dá seguimento às premissas deste Executivo, ou seja, fazer da Nossa Terra um lugar onde cada vez mais se gosta de estar e de viver.

A todos um Bem Haja pela iniciativa e participação em prol de um melhor ambiente.

DR/CMV
DR/CMV

REEDIÇÃO DO LIVRO “SIBYLLA – VERSOS PHILOSÓFICOS” DE MARIANNA BELMIRA DE ANDRADE

O Jardim da República, na Vila de Velas, Ilha de São Jorge, recebeu a apresentação da reedição do livro “A Sibylla – Versos Philosóficos” de Marianna Belmira de Andrade (1844/1921), natural das Velas, e cuja primeira edição ocorreu em 1884.

A apresentação, sobre a chancela da Nona Poesia, esteve a cargo de Henrique Levy, coordenador da obra, e que nos últimos dois anos se dedicou ao estudo deste poema épico, tendo a sua apresentação ocorrido assim na Ilha e no Concelho onde Marianna Belmira de Andrade nasceu, viveu e morreu.

Saliente-se que no evento marcou presença o Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, para quem esta obra assume extrema importância, tratando-se duma autora Jorgense e natural das Velas, perpetuando-se assim a história literária, dando riqueza ao presente e garantindo às gerações futuras o conhecimento do passado.

De referir que esta obra poética, para além de evidenciar o caráter único da sua autora, pode ser considerada como o mais eminente poema português escrito no século XIX. Com este livro é pretendido divulgar a voz singular de uma poetisa Açoriana injustamente esquecida e cuja obra constitui um valor maior e uma honra literária para todos os Açorianos, especialmente para os Jorgenses e em particular os Velenses.

DR/CMV
DR/CMV

MANUTENÇÃO DOS CAMPOS MUNICIPAIS DE VELAS E URZELINA

Município prepara Campos Municipais de Velas e Urzelina, para o arranque da nova época desportiva após vários meses sem uso, no seguimento da suspensão dos treinos e jogos como medida preventiva no âmbito do COVID-19.

As intervenções em causa, passaram pelo penteamento dos relvados sintéticos, pequenas pinturas, limpezas, higienização e desinfeção de balneários, bem como a implementação de regras de uso por via das indicações da Direção Regional de Saúde, nomeadamente na implementação dos planos de contingência.

Alertamos para o facto de que o sucesso das medidas preventivas no âmbito do Coronavírus começa em cada um de nós, e como tal, todos os Atletas, Dirigentes e População em geral, devem cumprir com as regras definidas.

DR/CMV
DR/CMV

GRUPO DESPORTIVO DA BEIRA COM INSTALAÇÕES RENOVADAS

Continuamos empenhados no trabalho de proximidade com as Nossas Instituições, no caso em apreço com o Grupo Desportivo da Beira, na revitalização e embelezamento do espaço onde funciona a sua Sede Social, ou seja, na Casa de Povo desta localidade.

As intervenções em causa, consistem sobretudo na criação de uma nova sala para troféus, criação de uma galeria fotográfica representativa da história do Clube desde a sua fundação, bem como a colocação de nova iluminação em sistema de Led e pinturas de todo o espaço.

DR/CMV
DR/CMV

TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO

O Presidente do Nosso Município e restante Executivo, consideram de todo importante se manter o trabalho de conservação e melhoramento dos espaços públicos Municipais.

As intervenções em causa, visam dar mais segurança aos Munícipes naquilo que se confere, inclusive, a muros de suporte e proteção das vias e passeios bem como em simultâneo tornar a Nossa Terra num lugar cada vez mais aprazível onde se gosta de estar e viver.

DR/CMV
DR/CMV

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO