INFORMAÇÃO SEMANAL – MUNICÍPIO DE VELAS

0
36
DR
DR

Por: Câmara Municipal de Velas

INAUGURADO CAMINHO DAS AREIAS APÓS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

O Presidente do Município inaugurou, após obras de requalificação, o Caminho das Areias, na Freguesia de Santo Amaro, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, do Presidente da Junta de Freguesia local, assim como de outras individualidades.

De salientar que esta obra, cujo projeto de reabilitação foi da autoria do Gabinete Técnico do Município, teve um valor global superior a 800 mil euros, a qual visou o alargamento da via, correção de curvas e construção de muros de suporte, bem como de infraestruturas de escoamento das águas pluviais, e a sua consequente pavimentação em massa betuminosa em asfalto a quente, passando pela colocação de sinalização de trânsito, e construção de dois novos miradouros, com uma vista sobre a Zona da Queimada, tendo como pano de fundo as ilhas do Pico e Faial.

No entender do Presidente do Município, Luís Silveira, esta é mais uma obra que enriquece e contribui para uma clara melhoria das acessibilidades do Nosso Concelho e que, em simultâneo, permite desfrutar de uma via com caraterísticas únicas em termos de enquadramento paisagístico e ambiental.

LUIS SILVEIRA RECEBE DEPUTADOS REGIONAIS DO CDS-PP

O Presidente do Município recebeu, na Casa Museu Cunha da Silveira, para apresentação de cumprimentos, os Deputados Regionais do CDS-PP Açores, no âmbito das Jornadas Parlamentares realizadas na Ilha de São Jorge.

No encontro entre Luís Silveira, que esteve acompanhado pelos Vereadores Marco Almada e Lena Amaral, e os parlamentares centristas na Assembleia Legislativa dos Açores, foram abordados diversos assuntos de interesse para o Concelho e Ilha, que estão sob a Tutela da Administração Regional, como o caso das acessibilidades aéreas e marítimas, sendo estas determinantes para o desenvolvimento da Nossa Terra, entre outros, nomeadamente o setor da saúde.

O Autarca entende que quem nos representa a nível Regional tem de estar a par das questões que preocupam os cidadãos da Nossa Terra, e é o Poder Local o que mais próximo está das populações, sentindo os seus anseios e dificuldades, que pode e deve transmitir as mesmas.

De salientar ainda que o momento serviu para o Edil dar a conhecer a algum do espólio que está patente na Casa Museu Cunha da Silveira, bem como do trabalho desenvolvido pela Autarquia.

AUTARQUIA SATISFEITA COM O AVANÇAR DA OBRA DE REPARAÇÃO DO ACESSO À FAJÃ DO OUVIDOR

O Presidente do Município de Velas congratula-se com a assinatura do auto de consignação da empreitada de reparação dos danos na Estrada Regional de acesso à Fajã do Ouvidor.

Recorde-se que a 27 de janeiro fortes chuvas se abateram sobre São Jorge, tendo originado uma derrocada nesta estrada, que é o único acesso por terra à Fajã do Ouvidor, levando à interdição temporária do trânsito rodoviário, entendendo Luís Silveira ser esta uma necessidade urgente, não só para quem lá vive mas também para todos quantos nos visitam.

A obra em causa, da responsabilidade do Governo Regional, irá restabelecer as condições de segurança na circulação automóvel, assim como irá proceder ao reforço de drenagem pluvial desta via de acesso à Fajã do Ouvidor.

LUVAS E MÁSCARAS NOS CONTENTORES DE INDIFERENCIADOS

Face ao momento atual que se vive, por via do Coronavírus Covid-19, e ao uso obrigatório de máscaras, apela-se aos Munícipes e População em geral para que acatem as indicações sobre o seu correto acondicionamento e encaminhamento dos resíduos.

As máscaras e luvas devem ser colocadas nos contentores para resíduos indiferenciados, ou seja, no contentor cinzento, e nunca nos ecopontos de recolha seletiva, e muito menos que sejam abandonadas pelo chão.

Acondicione muito bem todo o indiferenciado e certifique-se que fecha bem o saco. Ao se dirigir a um ecoponto, tome as devidas cautelas e não misture os resíduos nos ecopontos. A correta separação é fundamental.

A segurança de todos nós depende da atitude de cada um!

MUNICÍPIO FAZ LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES HABITACIONAIS DO CONCELHO

O Município de Velas, em parceria com a ValeConsultores, procede ao levantamento das necessidades habitacionais do Concelho, tendo por objetivo a elaboração do Diagnóstico de Necessidades Habitacionais e Definição da Estratégia Local de Habitação.

Neste sentido, foram realizados uma série de encontros junto das Juntas de Freguesia e IPSS do Concelho, por forma a aferir informação relativamente ao assunto em causa, permitindo um diagnóstico o mais real possível.

De salientar que o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

O Programa assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta também em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo.

MUNICÍPIO APOIA REQUALIFICAÇÃO E BENEFICIAÇÃO DO EDIFÍCIO SEDE DA SOCIEDADE UNIAO URZELINENSE

O Município de Velas coopera com a Sociedade União Urzelinense na requalificação e beneficiação do Edifício Sede desta Instituição.

Para Luís Silveira, a promoção e apoio às atividades associativas que no Concelho prosseguem fins de interesse público, sejam eles de índole cultural, recreativo, educativo ou desportivo, é uma das vertentes em que se desdobra a competência cometida por lei às Autarquias Locais tendo em vista a prossecução dos interesses próprios comuns e específicos da População.

Aproveitamos para deixar uma palavra de agradecimento a todos quantos têm, ao longo dos anos, contribuído para a manutenção desta importante Coletividade, sejam os Corpos Sociais, Músicos e seus Familiares, bem com dos Sócios da Instituição.

MUNICÍPIO APOIA PARÓQUIA DE SANTO AMARO NA RECUPERAÇÃO DA ERMIDA DE SÃO VICENTE

O Município de Velas apoia a Paróquia de Santo Amaro/ Boa Hora na requalificação da Ermida de São Vicente, sita no Lugar da Queimada, com cateterísticas construtivas consideráveis, sobretudo em termos de cantaria de pedra basáltica.

Este apoio tem por base contribuir na importância em preservar o património edificado com valor cultural existente na Nossa Terra.

Segundo o Presidente do Executivo, Luís Silveira, é prática da Autarquia em colaborar com as Instituições do Nosso Concelho, pelo papel ativo que estas desempenham na Sociedade Jorgense, a nível Religioso, mas também a nível Cultural, sendo estas detentoras de diverso património de valor histórico-cultural.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO