Jovens são imprescindíveis para uma agricultura mais forte e competitiva, afirma João Ponte

0
23
blank
DR

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, em Angra do Heroísmo, a importância dos jovens para o futuro da agricultura nos Açores, que se quer mais forte e competitiva, considerando que o seu contributo ativo é determinante para o desenvolvimento sustentável do setor, para a fixação de pessoas nos meios rurais e para o desenvolvimento económico da Região.

“Saúdo todos os jovens agricultores e relevo a importância da atividade que exercem e que muito contribuiu para o desenvolvimento económico, social e ambiental da nossa Região e desta ilha, em particular”, afirmou João Ponte, que falava sexta-feira nas comemorações do 30.º aniversário da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.

“Os jovens, vencendo desafios estruturais e ultrapassando conjunturas difíceis ao longo do tempo, construíram um percurso notável em termos de progresso na agricultura”, acrescentou.

Na sua intervenção, João Ponte indicou que existem várias evidências do “sólido trajeto” feito nesta legislatura, concretamente na ilha Terceira, apontando o facto da produtividade média das explorações leiteiras ter aumentado 8%, a receita direta da produção de leite ter crescido 12% e o volume de negócios das indústrias de lacticínios aumentado 7%.

Paralelamente, no mesmo período, a exportação de carne de bovino na Terceira cresceu 10%, representando 53% dos abates de bovinos, entraram no setor mais 50 jovens agricultores e foram aprovados 190 projetos de modernização, com um investimento de 20 milhões de euros.

O Secretário Regional destacou que, apesar de, nos Açores, os produtores agrícolas apresentarem uma idade média de 53 anos, é objetivo estratégico do Governo rejuvenescer o setor e garantir o seu futuro no arquipélago.

Para isso, João Ponte salientou que, já no próximo ano, será implementado o programa Jovem Agricultor e o novo regime de cessação da atividade agrícola, proporcionando condições para atrair mais jovens agricultores e permitir que os mais idosos possam dar lugar a uma nova geração de agricultores.

Perante os jovens agricultores terceirenses, o governante disse ainda que em 2020 serão lançados os programas PROAGRI e I9AGRI, que permitirão apoiar projetos nas áreas da inovação, da agricultura de precisão e melhorar a eficiência e a rentabilidade das explorações.

“Temos ainda uma preocupação permanente em dar melhores condições de trabalho aos agricultores, reduzir os custos de produção das explorações, melhorar o rendimento dos produtores e a rentabilidade das empresas”, afirmou João Ponte, frisando que, para isso, é necessário que exista “mais abastecimento de água e de energia elétrica nas explorações e melhores caminhos agrícolas, como referenciais de padrões de modernidade e capacitação de índices mais elevados de competitividade e de melhoria direta no rendimento”.

O Secretário Regional frisou também que está já em implementação a Estratégica para a Agricultura Biológica, confirmando a aposta do Governo dos Açores numa agricultura ainda mais sustentável e que gere mais valor, sendo que, no âmbito das alterações ao programa POSEI para o próximo ano, foram criados incentivos ao desenvolvimento da agricultura biológica.

“Estão disponíveis suplementos aos prémios ao abate, à vaca leiteira, aos produtores de leite, às culturas arvenses e às hortofrutícolas. Isentamos de rateio a quase totalidade destes suplementos e alargamos estes incentivos ao período de conversão”, referiu João Ponte, considerando que estes são “bons exemplos” da determinação e da aposta que o Governo dos Açores está a fazer na promoção da agricultura biológica.

Para o governante, a determinação do Executivo em apoiar a agricultura e os jovens agricultores acontece porque existe a forte convicção de que “sem jovens na agricultura o futuro deste setor e o futuro das zonas rurais não está assegurado”.

“Se não tornarmos a agricultura e as zonas rurais atrativas aos jovens, provavelmente estes irão procurar outras alternativas”, alertou.

João Ponte fez votos para que a paixão e a dedicação dos agricultores e dos jovens agricultores de hoje se estendam com a mesma intensidade à transformação e à comercialização, em prol da melhor valorização dos produtos açorianos e da melhoria do rendimento dos agricultores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!