JSD/Açores lembra que há “longo caminho” a percorrer para “total inclusão” das mulheres

0
35
DR
DR

O presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, considerou ontem que “há ainda um longo caminho a percorrer quanto à inclusão total das mulheres e quanto à igualdade de género como uma realidade indiscutível”, disse.

O jovem dirigente social democrata, que é também deputado regional, falava nas conclusões de uma conferência online, intitulada “Política com Elas”, com que a JSD/Açores assinalou a passagem de mais um Dia Internacional da Mulher.

A conferência teve como oradoras Ilídia Quadrado (Deputada da Assembleia da República), Délia Melo (Deputada da ALRAA), Leonor Batista (Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Porto) e Noémia Ventura (Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira), num painel moderado pelo Secretário Geral do Partido, Luís Pereira.

“Foi uma escolha propositadamente simbólica, pois são quatro mulheres que, com a sua determinação e dedicação, são hoje representantes das suas populações, ao nível local, regional e nacional. São pessoas que lutam diariamente por todos”, disse o líder da JSD/Açores.

Flávio Soares frisou que é hoje, “felizmente, menos comum haver trabalhos apenas de mulheres ou apenas de homens, o que não acontecia no passado, mesmo se o caminho a percorrer se afigure longo”, reforçou.

Aquele dirigente referiu que, “se os jovens querem viver num mundo moderno e inclusivo, cabe-lhe precisamente o papel de lutar para mudar o atual paradigma que, apesar das evoluções, ainda mostra muitas desigualdades”, afirmou.

“Trata-se de uma luta que tem de ter continuidade, e que não é apenas uma luta das mulheres, é uma luta de cada um de nós”, disse Flávio Soares, no final da conferência, em que as convidadas elencaram os seus pontos de vista face à necessidade de “efetivar” a igualdade de género, nomeadamente no tocante às oportunidades de trabalho e de carreira para homens e mulheres, “de uma forma clara, acompanhando a evolução social que o assunto requer”, sublinharam.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO