LAGOA APRESENTA FESTIVAL SABORES DO MAR

0
25

Pratos de raia, bicuda, chicharro, veja, cavala entre outros sabores da Costa Sul lagoense vão poder ser desfrutados no Festival Sabores do Mar, que irá decorrer entre 18 a 23 de junho, no concelho de Lagoa. Aderiram a esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, dez restaurantes que, por esta ocasião, vão apresentar nas suas ementas diárias, para almoço e jantar, pratos típicos e especialidades feitas à base de peixe, que poderão ser degustados a partir de 7,50 €.
O objetivo deste festival assenta em valorizar o sabor do mar, através de peixes de baixo valor comercial e apelar à criatividade de cada restaurante na elaboração dos seus pratos e captar visitantes à Lagoa por esta altura do ano. Por outro lado, esta iniciativa vem no seguimento da realização do Festival Lagoa Bom Porto – Festa em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo, que se realiza de 20 a 23 de junho, no Porto dos Carneiros, constituindo já uma referência turística no concelho de Lagoa, aliada à valorização da atividade piscatória e da gastronomia à base de peixe, onde, nesta edição, será apresentado o pastel de raia, como iguaria gastronómica do evento.
Foi deixado também o desafio aos chefes de cozinha de todos os restaurantes que possam aprender a confecionar o pastel de raia com a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, para que o pastel de raia possa ser servido como entrada das suas ementas, entre os dias 18 e 23 de junho, potenciando, desta forma, este produto local confecionado de propósito para um evento no concelho de Lagoa, integrado numa valorização que se quer ao peixe e à atividade piscatória nos Açores.
Os restaurantes que aderiram a esta iniciativa foram “José do Rego”, com chicharros recheados, “Q’ É Nosso”, com buffet variado composto por várias iguarias, “Ondas do Mar”, com Atum à Bom Porto; “Taberna 13 13”, com maionese de raia; “Aromas das Ilhas”, com filete de veja em cama de broa; bar/restaurante “Caloura”, com peixe do dia grelhado; “O Carlos”, com caldeirada de congro; “O Rabaça” e “Alambique”, com chicharros; “Borda D’Água”, com bicuda; e “Cervejaria Melo Abreu”, com chicharros recheados, entre outros pratos confecionados que vão fazer do sabor do Mar um atrativo na Lagoa.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO