Lagoa tem novo sismógrafo

0
151

A cidade de Lagoa passou a utilizar um moderno sismógrafo digital para ensino e proteção municipal – anuncia o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, com instalações laboratoriais na Atalhada.
A nova estação sismográfica, adquirida a um conhecido construtor de eletrónica italiana, para ensino e investigação, SARA SA, é portátil, assenta sobre três pontos de apoio isostáticos e o sensor localiza-se no centro do plano triangular de receção.

O sismógrafo SARA-SR04-EDUGEO, série 290, será utilizado no ensino da Física Terrestre das nossas ilhas, nas diversas escolas, visitadas pelos especialistas do OVGA. Contudo, a estação SR04 pode operar em permanência sobre um dos pilares geofísicos que o Observatório construiu, há anos, apoiado em rocha firme profunda.
Os elementos recolhidos pela estação SARA serão introduzidos na internet, pelo que os interessados o poderão consultar nos seus escritórios e residências apesar de se tratar de uma unidade isolada.
No OVGA ainda existem um acelerógrafo do IST, um gravímetro de prospeção, três inclinómetros USGS, bem como diversos equipamentos da Universidade de Wuan (China), concebido para a medição da maré terrestre (maré sólida).
O novo equipamento complementa os Kits de ensino mineralógico, petrológico e paleontológico que os especialistas do OVGA já fazem circular entre diversas escolas secundárias.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO