Jovens mais conscientes dos seus deveres de cidadania

0
7

Os jovens estão cada vez mais interessados e consciencializados para uma cidadania ativa. Prova disso é o aumento das inscrições no Parlamento dos Jovens do Ensino Básico que subiram para 50%, enquanto no Ensino Secundário aumentaram 31%, segundo nota do Gabinete de imprensa enviada à nossa redação.

Para Ana Luís, Presidente da Assembleia, “este é um crescimento muito significativo”, que resulta de uma “extensiva divulgação dirigida a várias Escolas da Região bem como de uma maior consciencialização dos jovens dos seus deveres de cidadania”, entende.

A este respeito, refere a nota que, no passado dia 13 de outubro a sessão de sensibilização e divulgação em São Miguel juntou mais de centena e meia de alunos e professores na Escola Antero de Quental,

O Parlamento dos Jovens, que tem como destinatários os alunos da Região. Este este ano estão inscritas cerca de 33 Escolas do Ensino Básico, mais 11 do que na edição anterior, e 38 Escolas do Ensino Secundário, sendo 22 Escolas do Setor Público e dezasseis Escolas Profissionais, o que representa um aumento de nove escolas neste ensino.

O tema a abordar pelos alunos do ensino secundário na sua sessão é o “Ensino público e privado: que desafios?”. Já os alunos do Ensino Básico vão dedicar-se ao “Combate ao Insucesso Escolar”.

Este projeto, terá lugar nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2015, na Assembleia Legislativa e tem como objetivo primordial incentivar os jovens a participarem nos assuntos políticos, a defenderem os seus ideais e a participarem na vida democrática.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO