LITERACIA DOS OCEANOS – Campanha “Açores Entre Mares” arranca em plataformas digitais

0
26

Face à pandemia que impossibilita agora a realização de eventos presenciais que impliquem a aglomeração de muitas pessoas, a edição de 2020 da campanha de literacia dos oceanos “Açores Entre Mares”, está a decorrer online com a presença de investigadores da Região.

Desde o dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, até 8 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, serão transmitidas conversas em direto com investigadores e especialistas que abordarão questões relacionadas com o mar dos Açores nas redes sociais.

 

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia não se rendeu aos constrangimentos causados pela pandemia do COVID-19 e, no dia em que se assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, arrancou com a campanha da literacia dos oceanos “Açores Entre Mares”, recorrendo a um novo formato, as plataformas digitais.

A primeira ação que decorreu na passada quinta-feira, dia 21 de maio, consistiu numa palestra com o investigador faialense Jorge Fontes do OKEANOS/IMAR subordinada ao tema “O que procuram os grandes pelágicos no mar dos Açores”, seguindo-se no dia 22 de maio a palestra intitulada “Os Açores são um ‘hotspot’ para os corais de água fria?”, da responsabilidade da investigadora Marina Carreiro Silva, também do OKEANOS/IMAR.

Esta iniciativa que termina no dia 8 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, tendo em conta o novo formato, propõe “conversas transmitidas em direto com investigadores e especialistas sobre as grandes questões do mar dos Açores nas redes sociais”, através das ferramentas que estão a ser utilizadas para viabilizar a ação na página do Facebook da Direção Regional dos Assuntos do Mar e no Instagram da campanha Açores Entre Mares.

Este evento promovido pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio dos Parques Naturais de Ilha e da Azorina, desde o ano de 2010, quando se iniciou a campanha, entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos, que “tem vindo a dinamizar em todas as ilhas do arquipélago atividades que visam a promoção do conhecimento do Mar dos Açores, bem como o seu uso sustentável”, destacou a secretaria numa nota divulgada à comunicação social.

“É o de sempre, é promover o conhecimento sobre o Mar dos Açores e sensibilizar os cidadãos para a importância da sua preservação”, salientou Filipe Porteiro, Diretor Regional dos Assuntos do Mar, acerca dos objetivos do evento.

Sobre a agenda desta edição, Filipe Porteiro adiantou que “ao todo, estão programadas 17 conversas online, sendo que também serão disponibilizados conteúdos e materiais temáticos na página da iniciativa”.

A responsável pela organização deste movimento de literacia nos oceanos, é a Direção Regional dos Assuntos do Mar, que nesta edição ‘Açores Entre Mares 2020’ conta ainda com a colaboração do OMA – Observatório do Mar dos Açores, com a Fundação Oceano Azul, através dos programas Blue Azores e ‘Educar para uma Geração Azul’, e com a parceria do projeto europeu LIFE NATURA.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO