Mais Endémicas – plantar o futuro” – Morcegos dos Açores

0
9

Incluído no Plano “Mais Endémicas – plantar o futuro”, apresentado recentemente, inicia-se no dia 26 de Março o projecto de inventariação e monitorização das espécies de morcegos existentes na Região.

Assim, como primeiro contributo para sua conservação, vão ser desenvolvidas acções de formação que dotem os técnicos da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, especialmente os Vigilantes da Natureza, com os conhecimentos necessários para identificar as espécies através de características morfológicas e de vocalização.

Na Horta, no dia 26 de Março, pelas 20 horas, o Director Regional do Ambiente irá acompanhar uma saída de campo, onde se efectuará o registo das vocalizações que permitirá a realização do censo.  Esta será , de acordo com o Parque Natural, uma ferramenta fundamental para uma correcta gestão das duas espécies naturais dos Açores.
Com estas acções, os diversos Parques Naturais de Ilha passarão a ter capacidade para iniciar o acompanhamento das populações de morcegos existentes nas áreas protegidas. Para isso será realizada uma campanha de censos que decorrerá a partir de Abril, dando corpo à gestão deste sensível e precioso património dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO