Museu de Angra do Heroísmo acolhe apresentação do espetáculo “Rubra Flor da Fajã”

0
17
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, apresenta sábado, 13 de julho, pelas 15h00, no âmbito de uma colaboração com os Cães do Mar, o microespetáculo teatral “Rubra Flor da Fajã”, com texto e encenação de Peter Cann, interpretação de Andreia Melo e figurino de Ana Brum.

Esta apresentação insere-se no projeto “Retratos de Mulher”, através do qual os Cães do Mar visam dar a conhecer vultos femininos açorianos desconhecidos do grande público e que se destacaram pela sua relevante ação social ou cultural, através da produção de minipeças originais passíveis de serem apresentadas em qualquer espaço sem implicação de recursos cénicos significativos.

A primeira das minipeças, que terá como cenário a biblioteca do edifício de São Francisco, aborda o notável percurso biográfico de Maria Machado, nascida na Vila da Calheta, na ilha de São Jorge, em 1890.

Uma das fundadoras da Liga Portuguesa para a Paz, professora do Magistério Primário, pedagoga e ativa opositora do regime de Salazar, esta Jorgense destacou-se pelo seu empenho na promoção cultural dos menos privilegiados.

Politicamente envolvida, foi presa diversas vezes entre 1936 e 1954, sendo-lhe negada a possibilidade de prosseguir o exercício da sua profissão, recorrendo ao serviço doméstico.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereçowww.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO