Não se esqueça! Hora muda domingo

0
12

O horário de verão mantém-se até ao último domingo de outubro, dia 30, altura em que os relógios deverão a atrasar 60 minutos, passando a vigorar o horário de inverno.

Na Região Autónoma dos Açores a mudança acontece à 1:00 hora da madrugada de domingo, passando os ponteiros do relógio para a meia-noite (00:00), do mesmo dia.

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, a alteração da hora verifica-se às 2:00 horas da manhã, altura em que os relógios serão atrasados 60 minutos, passando para a 1:00 hora da manhã.

Para perceber as raízes da mudança da hora é preciso recuar cerca de um século. A alteração da hora está relacionada com o racionamento de energia durante a I Grande Guerra e teve como objetivo a poupança de combustível.

A alteração para a hora de verão foi a primeira a ser sugerida. O americano Benjamin Franklin, para além de inventar as lentes bifocais e o para-raios, teve ideia de adiantar os relógios no verão, para poupar energia, estávamos então na época da cera e da vela, século XVIII.

A ideia ficou no ar e acabou mesmo por arranjar defensores. No entanto, só no contexto da I Grande Guerra foi aplicada. Alemanha e Império Austro-Húngaro foram primeiros, a aderir em abril de 1916. Três semanas depois também os seus inimigos adiantaram os relógios. Portugal foi um desses países e desde então manteve esta tradição na maior parte dos anos, com algumas experiências pelo meio.

A mudança da hora é fixada por legislação comunitária, ocorrendo, até 2021, nos últimos domingos de março (horário de verão) e de outubro (horário de inverno).

Na Europa, só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora em março, nem os atrasam em outubro.

 

LEIA A NOTICIA COMPLETA NA NOSSA EDIÇÃO IMPRESSA OU 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO