Novo parque infantil da Casa de Infância de Santo António tem o maior piso sintético da ilha

0
19

Foi ontem inaugurado o novo parque infantil da Casa de Infância de Santo António (CISA). A nova infra-estrutura veio assim colmatar uma carência de que a instituição há muito se queixava. Com um custo de 73 mil euros, suportado pela Secretaria Regional do Trabalho e da Solidariedade Social, este parque infantil possui diversas peças de moderno mobiliário lúdico-pedagógico, numa área de 550 m2, totalmente revestida de piso sintético, o que faz do espaço o maior na ilha com esta característica.

blank

Presente na inauguração, a secretária regional do Trabalho e da Solidariedade Social congratulou-se com o “resultado brilhante” deste investimento, salientado que o parque infantil é “fundamental para que as crianças se sintam bem”.

blank

Ana Paula Marques não poupou elogios à CISA, classificando-a como “uma instituição exemplar em termos de gestão dos seus recursos”. “Mais uma vez deram provas de que com pouco conseguem fazer muito”, frisou. De acordo com a governante, a competência da instituição em termos de gestão faz com que a CISA seja uma das primeiras instituições a entrar nos novos acordos de cooperação, que serão celebrados a partir de Janeiro.

Remodelação do Ginásio é próximo projecto

De acordo com Lisete Vargas, secretária da Direcção da CISA, o projecto do parque infantil é uma batalha que dura há três anos. “Temos dificuldades em termos financeiros, somos uma instituição particular, e não se consegue fazer tudo de um dia para o outro”, explica. Frisando que o espaço anterior “não tinha condições para as crianças”, Lizete lembra que este projecto contou com colaborações muito importantes, com destaque para o financiamento do Executivo Regional, e também para aqueles que colaboraram a custo zero, como foi o caso do projectista, Paulo Oliveira, e da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que fez o levantamento topográfico.

O próximo desafio do actual elenco directivo da CISA prende-se com a recuperação do Ginásio, parte do qual ruiu com o Sismo de 1998. Segundo Lizete, o projecto já está a ser preparado. Trata-se de um grande investimento, que deverá ascender aos 300 mil euros, e que será candidatado aos fundos comunitários através do PROCONVERGÊNCIA.

Cem crianças à espera de vagas nas creches faialenses

A carência de vagas nas creches da ilha do Faial é um problema com que muitos pais se deparam, sendo frequente requisitarem vagas assim que têm conhecimento da gravidez.

Ana Paula Marques reconheceu que esse é um problema que afecta as três principais cidades dos Açores. De acordo com a secretária regional, neste momento a lista de espera referente à Horta ascende a cem crianças.

Para colmatar esta falha, Ana Paula Marques adianta que o Executivo Regional pretende ter concluída a Creche da freguesia dos Flamengos ainda neste legislatura: “já começámos a primeira fase, a do Centro de Noite, e o projecto contempla ainda um Centro de Dia e uma Creche. Esperamos lançar o concurso público no fim de 2011 e ter a nova creche em 2012”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!