O esquema do fuelóleo

0
8
blank

A dependência da energia fóssil é ainda muito intensa na região, atingindo os 64,4% em 2021. O fuelóleo utilizado para produção de energia elétrica pela EDA (assim como para utilização na indústria) é fornecido em exclusividade pela empresa BENCOM do grupo BENSAUDE.

O fornecimento de fuelóleo à região é feito em exclusividade pela empresa BENCOM, existindo um contrato entre o fornecedor e o governo regional que define os termos desse fornecimento. Este contrato tem a duração de 10 anos, sendo renovável automaticamente por períodos de 5 anos e apresenta cláusulas de rescisão leoninas.

Em resposta a uma pergunta do Bloco de Esquerda, o governo regional assume desconhecer como se forma o preço do fuelóleo justificando que “desconhece o que foi decidido pelos anteriores governos sobre esta matéria e que conduziram ao cálculo desses montantes”. Ou seja, o governo não sabe porque a EDA paga um determinado preço pelo fuelóleo mas também, pelos vistos, não quer saber. De outro modo não se compreende uma resposta deste tipo.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura