“O Governo Regional faz uma leitura falsa dos números do desemprego”

0
9
DR/BE
DR/BE

Alexandra Manes acusa o Governo Regional de fazer uma leitura errada dos dados do desemprego na Região. “É uma leitura falsa” porque o Governo ignora o facto de a população ativa ter diminuído de forma acentuada, e é muito provável que grande parte destas pessoas estejam em situação de desemprego, apesar não constarem da estatística oficial.

Após uma reunião com a União de Sindicatos de Angra do Heroísmo, a candidata do BE pela ilha Terceira, lembrou que a situação irá certamente piorar, tendo em conta os efeitos negativos que a pandemia terá na economia.

Alexandra Manes denuncia ainda a exploração laboral promovida pelo próprio Governo Regional que recorre a pessoas ao abrigo de programas ocupacionais para desempenhar funções na administração pública que correspondem a necessidades permanentes, e para as quais devia existir vagas para contratação efetiva.

“Os programas ocupacionais não contribuem para o aumento de rendimentos, nem para o combate à precariedade, antes pelo contrário. A Região precisa de postos de trabalho seguros, que assegurem bons rendimentos, para dinamizar a economia, e podermos superar o momento que atravessamos”, disse candidata do Bloco.

O BE vai continuar a apresentar propostas no parlamento, como tem feito até aqui, para criar estabilidade laboral e melhorar os rendimentos dos trabalhadores, nomeadamente, para obrigar as empresas que recebem apoios públicos a garantir no mínimo, 75% de trabalhadores com contrato efetivo.

Durante a atual legislatura o BE conseguiu estabelecer o limite de 50%, mas acredita que é possível ir mais longe.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO